• Home
  • Blog
  • Saiba como lidar com a concorrência em 4 passos
Saiba como lidar com a concorrência em 4 passos

Saiba como lidar com a concorrência em 4 passos

O que torna a sua marca especial para um cliente? Se essa pergunta parece difícil de responder, eis a oportunidade de refletir sobre as estratégias de marketing do seu negócio. Ao comprar determinado produto, o consumidor está em busca de um benefício, ou seja, a solução de um problema. Com essa necessidade definida, o próximo passo é comparar as opções disponíveis no mercado.

Ao realizar essa análise, é bem comum que ele se depare com inúmeras marcas, das mais tradicionais às mais inovadoras, todas elas com diferenças entre si. A decisão por uma ou outra depende muito do perfil do público em questão, mas a sua marca pode (e deve) apresentar bons motivos para ser a escolhida.

Nesse contexto, é comum que na tentativa de ganhar vendas a mais as empresas realizem uma verdadeira “batalha de preços”. Mas o que pode parecer um ótima ideia para garantir a venda imediata, pode também, em longo prazo, gerar riscos à imagem da empresa. Isso sem contar com o risco financeiro, resultado de uma queda significativa da margem de lucro.

Sendo assim, como lidar com a concorrência que insiste em baixar os preços? Separamos, abaixo, 4 dicas para que a sua marca torne-se cada vez mais competitiva. Vamos ver quais são elas?

1. Estudar o mercado e analisar a concorrência

Por mais que você conheça o seu negócio, sempre há algo a aprender. Por isso, estude constantemente sobre ele. Isso inclui entender o passo a passo do processo produtivo, buscar inovações e melhorias, conhecer o público-alvo e suas preferências e também acompanhar os movimentos do mercado e dos concorrentes.

Com essas informações em mãos, já é possível obter um direcionamento antes de definir as melhores estratégias de marketing para a sua marca.

2. Pesquisar e negociar com fornecedores

Quando a concorrência consegue encontrar maneiras de reduzir o custo de seus produtos, o preço final também tende diminuir. Mas não existe fórmula mágica. Para conseguir um preço competitivo sem sacrificar o lucro, é preciso encontrar bons fornecedores, dispostos a negociar.

Nesse caso, vale optar por compra de matéria-prima em maiores quantidades, pagamento à vista, entre outras condições que favoreçam um desconto. Se mesmo assim não for possível chegar ao preço da concorrência, o melhor a fazer é definir o seu valor e não entrar nessa disputa. Caso contrário, é possível que vocês dois acabem fechando as portas por não conseguirem sustentar essa estratégia em longo prazo.

3. Oferecer diferenciais

Você conheceu melhor as demais empresas do mesmo segmento que o seu. Buscou pelos fornecedores com os melhores preços e qualidade. Definiu um mix de produtos variado. O que falta? A resposta é: um diferencial. O que você pode entregar às pessoas que nenhuma marca entrega (pelo menos não até agora)?

Enumere características, possibilidades e todas as formas de entregar ao seu cliente a melhor experiência possível sem que haja a necessidade de aumentar muito o preço. Alguns exemplos práticos: agilizar a entrega, treinar e motivar funcionários para que atendam melhor, criar produtos inovadores em diferentes versões e assim por diante.

4. Investir em marketing

O investimento em marketing é fundamental para que a sua empresa torne-se conhecida e, por consequência, conquiste mais clientes e vendas. Com um bom planejamento, é possível definir as melhores estratégias para comunicar ao público os diferenciais de sua marca, seu mix de produtos e colocar em prática as iniciativas certas para atingir os objetivos desejados.

E então, já sabe como lidar com a concorrência? Se este artigo foi interessante para você, não deixe de conferir também nossas estratégias para captar clientes. Boas vendas!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?