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4 técnicas de venda para não perder o cliente que "só está olhando"

4 técnicas de venda para não perder o cliente que "só está olhando"

Escrito por

Arthur Bautz

26

de

February

de

2018

Blog

Qual vendedor nunca teve uma tentativa de abordagem ao cliente interrompida pela frase “obrigado, estou só dando uma olhadinha”? É um tanto frustrante, certo? Felizmente, algumas técnicas de venda podem contribuir para deixar o consumidor mais à vontade e transformar uma simples “espiadinha” em negócio fechado. Confira este post e saiba mais! Boa leitura!

1. Evite abordar o cliente cedo demais

Um consumidor indeciso precisa de um tempo para se ambientar à loja. Por isso, o vendedor jamais deve abordá-lo na vitrine. Após o ingresso do cliente no estabelecimento comercial, permita que ele dê alguns passos livremente. Nesse momento, chamado de zona de transição, o cliente analisará o espaço e poderá observar se algo lhe chama a atenção. O visual da loja é fundamental para uma boa avaliação do cliente. Invista, portanto, na apresentação das mercadorias. Os mostruários, a disposição das peças e a vitrine, por exemplo, devem estar impecáveis.

2. Inicie uma conversa

Aborde o cliente de forma amistosa e com um largo sorriso. Informe o seu nome e pergunte o dele. Avalie se existe algo imediato que você possa fazer por ele. Se estiver chovendo, por exemplo, comente sobre o tempo e pergunte se você pode guardar a sombrinha dele para que ele consiga olhar a loja com tranquilidade. Lembre-se: quanto mais tempo o consumidor ficar na loja, maior será a probabilidade de que ele adquira uma mercadoria.

3. Demonstre curiosidade

Após o contato inicial, se o cliente informar que “só está olhando”, não responda imediatamente “fique à vontade”. Algumas perguntas podem ajudar a quebrar o gelo e a estabelecer uma ligação entre as duas partes. Questione, por exemplo:

  • “você está procurando alguma coisa especial?”
  • “que bacana! Chegaram diversas novidades esta semana, posso lhe mostrar?”

O importante é não interromper o atendimento. Se, mesmo assim, o cliente insistir que deseja só olhar, não o abandone. Sorrindo e olhando diretamente nos olhos dele, repita o seu nome e diga que o cliente está à vontade para lhe chamar tão logo precise de alguma coisa. Em seguida, jamais permaneça colado no consumidor ou se afaste de costas para ele. Caminhe lentamente para trás. É importante que o cliente não se sinta sufocado e tenha espaço para caminhar pelo estabelecimento.

4. Conheça o consumidor

Conhecer as necessidades e os desejos do consumidor é a base para manter uma conversa positiva durante o atendimento. O cliente do mercado de luxo, como o de joias, busca qualidade e exclusividade nos produtos. As mulheres, por sua vez, tendem a utilizar os sentidos no processo de compra. Investir no marketing sensorial, portanto, pode ser uma boa escolha. Entender o público que frequenta a loja permite construir a melhor estratégia de abordagem de venda. Além disso, individualmente é importante reagir conforme as informações que o cliente fornecerá ao longo do atendimento. Assim, ao unir o perfil geral do consumidor às particularidades daquele indivíduo o vendedor terá condições de conduzir a conversa a fim de estabelecer um relacionamento e fechar a venda. Viu como é fácil? Ao executar essas técnicas de venda, você deixará o cliente confortável para analisar a sua loja e informar quando de fato precisar de ajuda. O importante é saber o momento certo da abordagem, construir uma conversa de forma simpática e curiosa e, por fim, buscar compreender como você poderá contribuir para o processo de compra daquele cliente. Está pronto para aplicar essas técnicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também aproveitem essas informações.

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