• Home
  • Blog
  • Origem das pedras preciosas: descubra de onde elas vêm
Origem das pedras preciosas: descubra de onde elas vêm

Origem das pedras preciosas: descubra de onde elas vêm

As pedras preciosas sempre causaram deslumbramento e fascínio aos olhos humanos no decorrer da história da civilização. Não por acaso, já que elas são reluzentes e apresentam uma incrível variedade de cores, brilhos e texturas. Contudo, você sabe dizer quais é a origem das pedras preciosas e como as gemas são classificadas?

Para esclarecer estas e outras dúvidas em relação ao assunto, preparamos um artigo que tem como objetivo destacar as principais gemas de origem animal, vegetal e mineral e de que maneira elas são produzidas pela natureza. Continue a leitura e saiba mais!

Pérola

A pérola é a única pedra preciosa fabricada a partir de um organismo vivo, ou seja, ela é o resultado do sistema de defesa contra agentes externos, que tentam penetrar em uma concha. Ao tentar invadir a ostra, grãos de areia e outros elementos são cobertos por partículas de cálcio perolado. O processo é lento e, por isso, a pérola é considerada artigo de luxo e atinge altos valores no mercado de joias.

Atualmente, as pérolas são produzidas por meio da aquicultura — processo inventado pelos japoneses, que visa o cultivo das gemas em cativeiros. É válido acrescentar que distinguir uma pérola natural de uma cultivada é muito difícil, uma vez que a semelhança entre ambas é impressionante!

Diamante

O diamante está entre as pedras preciosas de origem vegetal mais cobiçadas entre os vários povos ao redor do mundo. Ao ser lapidado, transforma-se em brilhante e, geralmente, é usado na joalheria e souvenirs de luxo. A indústria também utiliza o diamante na produção de maquinários que exigem tecnologia de ponta.

Âmbar

Âmbar é o nome das pedras originadas pelas resinas fósseis encontradas nas árvores e, por isso, é considerada de origem vegetal. De tonalidade amarelada, esta gema é muito usada na fabricação de colares, pulseiras e brincos, além de serem complementos de alguns objetos de arte.

Azeviche

A origem de pedras preciosas, tais como a azeviche, causa curiosidade entre os homens. Isso pois ela é o resultado da fossilização orgânica da madeira e do carvão e, assim sendo, é caracterizada como vegetal e animal. Apresenta variações de cores, que permeiam entre o marrom e o preto, e é muito utilizada para produzir esculturas, já que possui um aspecto aveludado.

Coral

O coral é produzido a partir da formação de esqueletos de organismos marinhos e é facilmente encontrado nos mares e oceanos. A cartela de cores dos corais compreende tonalidades que vão desde o branco, o rosa e o vermelho até o azul, o preto e o dourado. O mercado utiliza muito esta gema para compor acessórios, como colares, brincos e anéis!

Como você pode ter observado, a origem das pedras preciosas difere bastante umas das outras. E o que define o grau de preciosidade de cada gema é a facilidade ou a dificuldade de ser encontrada. Quanto mais rara, mais valiosa é a pedra preciosa e, consequentemente, mais caros se tornam os artigos em que ela é inserida!

Se gostou do artigo sobre a origem das pedras preciosas e tem interesse em saber quais são os tipos de pedras preciosas essenciais para a sua joalheria, então não deixe de ler o artigo que preparamos para você.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?