Você sabe o que é design thinking? Trata-se de uma ferramenta que contribui para o crescimento de um negócio. Afinal, seu objetivo é a criação de novos produtos, serviços ou processos em uma empresa. Enfim, propõe a solução de problemas de forma criativa.
Pode-se aplicar essa metodologia em todos os tipos de empreendimentos, seja qual for o setor ou porte. Desse modo, a gestão de sua joalheria também pode se beneficiar (e muito) com a técnica.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este post. A seguir, você vai conhecer as etapas dessa metodologia e entender como aplicá-la em seu negócio. Boa leitura!
O que é design thinking?
É um conjunto de métodos que orienta a equipe a encontrar soluções inovadoras com base nas necessidades e desejos do cliente. Para conseguir isso, usam pesquisas, bem como reuniões para que todos contribuam com ideias. Também há elaboração de protótipos e testes até que se decida que a implementação é viável.
O grande diferencial dessa ferramenta é que ela leva em consideração a empatia. Dessa forma, coloca o seu público-alvo em foco, procurando uma solução para os seus problemas através de um olhar empático. Para isso, essa metodologia é composta por fases, que devem ser seguidas para conseguir o resultado.
E quais são as etapas?
Uma das vantagens desse método é que ele pode ser aplicado em qualquer área de um negócio. Isto é, você pode utilizá-lo para resolver problemas tanto com fornecedores, quanto com colaboradores ou mesmo com clientes. Quer saber como implementar esse conceito em sua joalheria? Então, confira os passos para entender melhor o que é design thinking e veja como é fácil colocá-lo em prática.
1. Crie empatia
O primeiro passo é procurar ter uma visão empática a respeito das necessidades e desejos das pessoas envolvidas no problema. A melhor forma de fazer isso é se colocar no lugar do outro, deixar de lado os pressupostos e acolher outras ideias e opiniões.
2. Defina o problema
Em seguida, defina quais são os problemas principais. Decida as questões que devem ser resolvidas. Se houver mais de uma, faça uma lista de prioridades. Isso ajudará a nortear seus passos.
3. Brainstorming
É nessa fase que as ideias surgem. Assim sendo, reúna outros colaboradores e faça o chamado brainstorming. Ou seja, permita que todos deem suas ideias e opiniões sem julgamentos, sem censura e medo de errar.
4. Faça testes
Na maioria das vezes, só é possível analisar o resultado de uma ideia na prática. Então, a ideia dessa etapa é criar um mínimo produto viável, um modelo teste ou uma versão simples do produto, ou mesmo do que foi proposto. Isso servirá para que você entenda como a solução vai funcionar na prática e se vale a pena investir.
E quais os benefícios do design thinking?
Depois de entender o que é design thinking, é hora de entender de que forma ele impacta em seu negócio. A seguir, confira as principais vantagens:
- é o método ideal para resolver qualquer tipo de problema, até mesmo os mais complexos;
- promove a geração de ideias;
- aperfeiçoa a criatividade da equipe;
- incentiva a proatividade dos colaboradores;
- aumenta a motivação dos funcionários, pois eles se sentem mais valorizados;
- melhora a comunicação com todos da empresa;
- tem um excelente custo-benefício, pois o custo de implementação é bastante reduzido enquanto a vantagem competitiva que ele gera é enorme.
Por fim, agora que você já sabe o que é design thinking e como aplicá-lo em sua joalheira, não deixe de incluir as etapas dessa metodologia em seu plano de ação empresarial. Aliás, faça com que ele se torne parte da rotina da gestão. Dessa maneira, você terá resultados cada vez melhores e conquistará espaço de destaque no mercado.
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