Logo BautzLogo Bautz BrancaLogo Bautz
FábricaMannAliançasServiços
Logo Bautz

HomeFábricaMannAliançasServiçosMateriaisCursosBlogFale conosco
MateriaisCursosBlog
Fale conosco
Imagem banner Materiais Educativos

Blog

Saiba como aproveitar o marketing sensorial para aumentar suas vendas

Saiba como aproveitar o marketing sensorial para aumentar suas vendas

Escrito por

Arthur Bautz

07

de

January

de

2019

Blog

Com a força da internet e do inbound marketing, é cada vez mais necessário identificar novas maneiras de encantar o cliente pessoalmente e fazer com que ele queira comprar em sua loja física. Além de um bom atendimento, oferecer experiências também é um grande diferencial competitivo. Nesse sentido, o marketing sensorial surge como uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Que tal aprender a mexer com o inconsciente do seu cliente por meio da mistura de sensações e, melhor ainda, proporcionar isso em sua loja? Acompanhe este texto até o fim, descubra o que é o marketing sensorial, veja como aplicá-lo e tornar sua marca irresistível!

O que é marketing sensorial?

Você já sentiu vontade de morar em uma loja mesmo não sabendo explicar exatamente o porquê? Se a sua resposta é sim, saiba que, provavelmente, essa sensação foi despertada por meio do marketing sensorial. Essa técnica foi criada na Inglaterra e vem sendo muito aplicada hoje em dia, sobretudo devido à exigência cada vez maior de um atendimento impecável aos clientes. O marketing sensorial explora os cinco sentidos do cliente sempre de forma muito convidativa, o que cria uma conexão emocional mais forte com a marca. Uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser aplicado nos mais diversos nichos: da loja de departamento à grife de roupas; da rede de fast-food à sua loja de semijoias.

Como aplicar o marketing sensorial em uma loja de joias?

Para construir a experiência do marketing sensorial é preciso atiçar os cinco sentidos — sim, todos eles! Confira abaixo algumas possibilidades que podem ser aplicadas na sua loja de joias ou semijoias.

Visão

Em geral, a visão é o primeiro sentido a ser estimulado ao entrarmos em uma loja. Por causa disso, é essencial oferecer um ambiente limpo, organizado, com iluminação agradável. Uma decoração marcante e harmônica com produtos bem expostos também podem fazer a diferença.

Tato

Falando em objetos expostos, essa pode ser uma forma de explorar o tato dos seus clientes. Ainda que você trabalhe com materiais delicados e caros, é possível contornar a situação, já que esse sentido não pode ser deixado de fora da experiência. A Gucci, por exemplo, tem uma regra global de só permitir a entrada de um cliente por vez para cada vendedor na loja. Essa prática garante, ainda, um atendimento de primeira qualidade e você pode adaptá-la à realidade da sua loja.

Olfato

Assim como a visão, o olfato é um sentido instantaneamente ativado quando você entra em uma loja. Ele é capaz de despertar memórias e nos transportar a outros lugares. É interessante conhecer bem o seu público para identificar aromas que podem ser mais agradáveis.

Audição

Um ambiente agradável depende bastante do estímulo à audição. Ao trabalhar esse sentido, você pode priorizar o clima que deseja transmitir aos seus clientes: algo mais intimista e relaxante? Ou o contrário, com uma pegada mais moderna e animada? É possível criar playlists que respeitem o clima escolhido e ainda disponibilizá-las aos clientes.

Paladar

O paladar é o sentido que deve ser trabalhado com a maior cautela possível em pontos de venda que não atuem diretamente com a gastronomia. É possível servir petiscos ou mesmo bebidas como suco, água e até champanhe, mas todos os itens servidos devem harmonizar com o propósito geral da loja além de estar de acordo com as expectativas do seu público-alvo. O marketing sensorial chegou para ficar e já é uma realidade em diversas lojas. A grife de roupas Farm e o próprio McDonald’s, por exemplo, investem nessa estratégia há anos e essa tática tem grande influência no que diz respeito à lembrança das marcas. Afinal, todos os sentidos são ativados ao entrar nesses locais, o que faz com que seja mais difícil esquecê-los. Para criar uma experiência única, é fundamental conhecer a fundo o perfil do seu cliente. Por isso, aproveite a visita em nosso site para descobrir também como definir o público-alvo da sua joalheria.

News

Receba as novidades da Bautz Fábrica de Jóias​ em seu e-mail

Logo Bautz

A Bautz é uma fábrica de joias com mais de 50 anos de experiência no mercado nacional. Peças de alta joalheria compõem coleções exclusivas, além das produções sob encomenda para sua joalheria ou pasta.

  • Fábrica
  • Mann
  • Alianças
  • Serviços
  • Materiais Educativos
  • Cursos
  • Blog
  • Fale conosco
  • +55 27   99523-1179
  • 3026-7106
  • 
    bautzfabrica
  • 
    bautz.mann
  • 
    bautzaliancas
  • 
    bautz
  • 
    @bautzjoias

© 2021  |  Bautz. Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
CNPJ: 04.138.868/0001-03 - Vitória - ES

via Agência Digitalvia Agência Digital
Via Agência

Fábrica

bautz.mann

bautzaliancas

bautz
Close
Logo Bautz
HomeFábricaAliançasMannServiçosMateriais EducativosCursosBlog
Fale conosco



