Com a força da internet e do inbound marketing, é cada vez mais necessário identificar novas maneiras de encantar o cliente pessoalmente e fazer com que ele queira comprar em sua loja física. Além de um bom atendimento, oferecer experiências também é um grande diferencial competitivo. Nesse sentido, o marketing sensorial surge como uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Que tal aprender a mexer com o inconsciente do seu cliente por meio da mistura de sensações e, melhor ainda, proporcionar isso em sua loja? Acompanhe este texto até o fim, descubra o que é o marketing sensorial, veja como aplicá-lo e tornar sua marca irresistível!
O que é marketing sensorial?
Você já sentiu vontade de morar em uma loja mesmo não sabendo explicar exatamente o porquê? Se a sua resposta é sim, saiba que, provavelmente, essa sensação foi despertada por meio do marketing sensorial. Essa técnica foi criada na Inglaterra e vem sendo muito aplicada hoje em dia, sobretudo devido à exigência cada vez maior de um atendimento impecável aos clientes. O marketing sensorial explora os cinco sentidos do cliente sempre de forma muito convidativa, o que cria uma conexão emocional mais forte com a marca. Uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser aplicado nos mais diversos nichos: da loja de departamento à grife de roupas; da rede de fast-food à sua loja de semijoias.
Como aplicar o marketing sensorial em uma loja de joias?
Para construir a experiência do marketing sensorial é preciso atiçar os cinco sentidos — sim, todos eles! Confira abaixo algumas possibilidades que podem ser aplicadas na sua loja de joias ou semijoias.
Visão
Em geral, a visão é o primeiro sentido a ser estimulado ao entrarmos em uma loja. Por causa disso, é essencial oferecer um ambiente limpo, organizado, com iluminação agradável. Uma decoração marcante e harmônica com produtos bem expostos também podem fazer a diferença.
Tato
Falando em objetos expostos, essa pode ser uma forma de explorar o tato dos seus clientes. Ainda que você trabalhe com materiais delicados e caros, é possível contornar a situação, já que esse sentido não pode ser deixado de fora da experiência. A Gucci, por exemplo, tem uma regra global de só permitir a entrada de um cliente por vez para cada vendedor na loja. Essa prática garante, ainda, um atendimento de primeira qualidade e você pode adaptá-la à realidade da sua loja.
Olfato
Assim como a visão, o olfato é um sentido instantaneamente ativado quando você entra em uma loja. Ele é capaz de despertar memórias e nos transportar a outros lugares. É interessante conhecer bem o seu público para identificar aromas que podem ser mais agradáveis.
Audição
Um ambiente agradável depende bastante do estímulo à audição. Ao trabalhar esse sentido, você pode priorizar o clima que deseja transmitir aos seus clientes: algo mais intimista e relaxante? Ou o contrário, com uma pegada mais moderna e animada? É possível criar playlists que respeitem o clima escolhido e ainda disponibilizá-las aos clientes.
Paladar
O paladar é o sentido que deve ser trabalhado com a maior cautela possível em pontos de venda que não atuem diretamente com a gastronomia. É possível servir petiscos ou mesmo bebidas como suco, água e até champanhe, mas todos os itens servidos devem harmonizar com o propósito geral da loja além de estar de acordo com as expectativas do seu público-alvo. O marketing sensorial chegou para ficar e já é uma realidade em diversas lojas. A grife de roupas Farm e o próprio McDonald’s, por exemplo, investem nessa estratégia há anos e essa tática tem grande influência no que diz respeito à lembrança das marcas. Afinal, todos os sentidos são ativados ao entrar nesses locais, o que faz com que seja mais difícil esquecê-los. Para criar uma experiência única, é fundamental conhecer a fundo o perfil do seu cliente. Por isso, aproveite a visita em nosso site para descobrir também como definir o público-alvo da sua joalheria.