O mercado de joias do Brasil requer uma atualização constante com as tendências do segmento. Além disso, é preciso acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, que sempre podem ter novas preferências. Um exemplo disso é a predileção por joias esmaltadas.
Além de serem altamente vantajosas do ponto de vista de varejo, elas também proporcionam um grande atrativo para seus possíveis clientes. Para isso, é preciso entender como elas funcionam.
O principal diferencial das joias esmaltadas é poder trazer uma vasta variedade de cores vivas em suas superfícies com alta durabilidade. Ou seja, as peças ganham uma cara completamente nova enquanto agregam valor ao consumidor.
A seguir, você irá aprender tudo sobre joias esmaltadas e como elas podem representar uma vantagem competitiva para você. Confira!
O que são joias esmaltadas?
Joias esmaltadas são fabricadas a partir de uma técnica que aplica uma camada fina de esmalte nelas. Assim, elas adquirem uma aparência semelhante ao vidro, permitindo que recebam cores diversas e brilhantes em seu design.
Esse diferencial é altamente atrativo tanto para quem compra como para quem vende. Afinal, há uma infinidade de combinações de cores para utilizar e, assim, agradar a todos os gostos. Além disso, a resina que faz parte da fabricação das joias esmaltadas é bastante resistente.
Por fim, elas vêm em diversos tamanhos e formatos. Isso possibilita que sirvam não apenas para a criação de peças pequenas como também em colares, pulseiras e braceletes.
Como são feitas as joias esmaltadas?
O processo de fabricação das joias esmaltadas usa metais gerados a partir da fusão de óxidos metálicos em alta temperatura. O resultado disso passa a imitar o vidro após resfriar. A partir daí, usa-se uma fina camada de esmalte para colorir a peça e chegar ao design desejado.
No entanto, existe mais de uma técnica de aplicação do esmalte. As mais difundidas se chamam Cloisonné e Plique-à-jour.
O método Cloisonné de esmaltação envolve a criação de desenhos nas superfícies da joia usando bordas de metal. Depois disso, a fusão de esmalte preenche essas formas. Já o modo Plique-à-jour usa esmalte translúcido para criar padrões únicos na joia.
Seja qual for o método escolhido, a criação de joias esmaltadas é algo bastante delicado e detalhista. No entanto, é capaz de criar produtos únicos e cativantes.
Como é o mercado de joias esmaltadas?
As joias esmaltadas ganham cada vez mais mercado atualmente por conta de suas qualidades. Além de serem muito bonitas, têm alta durabilidade e não custam tão caro. Isso faz com que sejam uma opção vantajosa para quem vende acessórios.
Vender joias esmaltadas também representa uma oportunidade para sair na frente de seus concorrentes com um diferencial bem valioso. Assim, as pessoas enxergarão o valor em seu negócio a partir da sua rica seleção de produtos.
Além disso, há um grande potencial de variedade no mercado de joias esmaltadas, ou seja, por existirem tantas combinações de cores e formatos, o varejista pode agradar a vários grupos diferentes de consumidores.
Optar pela venda de joias esmaltadas em sua joalheria é uma escolha sábia que segue a evolução do mercado. Elas conseguem unir um design elegante com alta flexibilidade no visual, o que é ideal para agradar ao máximo de clientes. Esse é o momento de tomar uma decisão a favor dessa tendência.
Que tal se atualizar ainda mais em relação às movimentações do segmento? Confira aqui no blog quais são as 4 tendências de acessórios de verão que você não pode perder.