• Home
  • Blog
  • Por que optar pela industrialização por encomenda no setor joalheiro?
Por que optar pela industrialização por encomenda no setor joalheiro?

Por que optar pela industrialização por encomenda no setor joalheiro?

Primeiramente, gostaríamos de iniciar este artigo explicando em breves palavras o que é a industrialização por encomenda. O conceito se dirige à maneira de ganhar eficiência tributária, por meio da substituição de compras de produtos acabados pelas aquisições de matérias-primas, com o objetivo de posterior remessa para a industrialização final. 

Em se tratando do ramo de joalheria, o processo consiste no envio de insumos (ouro, por exemplo) do lojista para a indústria, que irá utilizá-los na manufatura de joias por encomenda.

Para saber quais são as vantagens da industrialização por encomenda, listamos, a seguir, 6 tópicos que têm por finalidade esclarecer o assunto e tornar as negociações mais eficientes. Confira!

Redução de carga fiscal

Um dos benefícios da industrialização por encomenda está na redução de carga fiscal total da cadeia produtiva para este tipo de operação que costuma ser bastante significativa. Não existe comprometimento ilegal por parte da indústria ou do comércio varejista.

Adequação dos estoques

Outra vantagem deste tipo de negócio é a possibilidade de adequar os estoques contábeis aos estoques físicos, o que promove a otimização do setor. Portanto, as chances de haver gargalos na produção são minimizadas.

Ganho de competitividade comercial

O lojista que utiliza o processo da industrialização por encomenda tem um custo bem menor em relação ao concorrente que não opera neste tipo de sistema. No caso do setor de joias, a economia é repassada para o consumidor final. Ou seja, o lucro é maior para o comerciante e, também, a diferença não é repassada para o público.

Operação legal

A operação é considerada legal, o que permite ao lojista e, também, ao fabricante a possibilidade de eliminar os riscos que a informalidade traz ao negócio. No entanto, é preciso estar atento às normas que a transação exige, a fim de evitar futuros problemas com a justiça.

Facilidade na aquisição de matéria-prima

Uma vez que o lojista já tem seu fluxo financeiro oficializado, devido às transações comerciais realizadas com cartões de créditos e demais controles fiscais, tais como Cupom Fiscal, SPED e NF-e, terá mais facilidade no momento de adquirir a matéria-prima.

Alíquota de ICMS são diferenciadas

A operação de industrialização por encomenda permite que a incidência da diferença de alíquota do ICMS na entrada ocorrerá apenas sobre os insumos agregados e sobre a mão de obra especializada. Para os lojistas que estão localizados nos Estados, onde este tipo de alíquota costuma ser muito elevado para a venda de joias, este item tem total relevância.

Ao decidir praticar a industrialização por encomenda, é necessário que pesquise sobre a procedência dos fabricantes. Certifique-se se a empresa tem bons precedentes e não apresenta desconfianças no setor de joalheria. Não tenha receio de pedir recomendações aos colegas e profissionais da área, pois é importante destacar que, quanto menos riscos você tiver, maiores serão as chances de sucesso!

Para entender como a terceirização da fabricação de joias faz o lucro líquido aumentar, baixe o e-book Por que confiar a Bautz a produção das suas joias e aprenda a otimizar o seu negócio!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?