• Home
  • Blog
  • Como fazer uma gestão de custos eficiente em sua joalheria?
Como fazer uma gestão de custos eficiente em sua joalheria?

Como fazer uma gestão de custos eficiente em sua joalheria?

Atividade central para qualquer estabelecimento comercial, o cuidado com as finanças pode levar uma empresa tanto ao sucesso quanto ao fracasso.

Nesse sentido, a gestão de custos compreende as ações tomadas para controlar a destinação de recursos financeiros pelo gestor. A partir da eficiente administração dessa área, é possível aumentar a margem de lucro, avaliar investimentos e definir os rumos do negócio.

No post de hoje, vamos explicar como fazer uma gestão competente dos custos da sua joalheria. Preparado? Boa leitura!

Conheça os custos e as despesas da empresa

Apesar de muitas vezes serem utilizadas como sinônimos, as palavras custos e despesas possuem significados diferentes quando o assunto é administração de empresas.

Devem ser classificados como custos os valores utilizados diretamente na aquisição ou na fabricação de mercadorias. Estoques e mão de obra, por exemplo, entram nessa conta.

Já as despesas compreendem os demais recursos usados para manter a empresa em funcionamento, como aluguel e contas de água, luz e Internet.

Conhecer os valores investidos nessas duas categorias é o primeiro passo para tornar a gestão financeira eficiente. Com esses números em mão, será possível precificar as joias e estabelecer objetivos de faturamento de acordo com a realidade do negócio.

Estabeleça metas realistas

Depois de conhecer os custos e as despesas que sustem a joalheria, o gestor será capaz de estabelecer metas de vendas para manter o negócio funcionando e gerando lucros.

Vale ressaltar que esses objetivos precisam ser realistas, pois indicar números inalcançáveis gera frustrações e pode desmotivar a equipe de vendas.

Determine também períodos para reavaliar o que foi proposto. A cada final de ciclo, o cenário externo pode ter apresentado variações — para melhor ou para pior. Dessa forma, o plano que fora traçado pode não estar mais de acordo com a realidade, necessitando ser atualizado.

Invista em tecnologia

Com o aumento da complexidade do negócio, restringir a gestão de custos a planilhas pode gerar problemas para a administração da joalheria. Um sistema informatizado possibilita cruzar informações e fornece relatórios importantes para o controle da empresa.

O avanço tecnológico oportunizou softwares seguros e acessíveis para pequenos e médios negócios. Dessa forma, é possível ter o controle do fluxo de caixa, das contas a pagar, do estoque e de outras funcionalidades — tudo em um mesmo local. Assim, a administração da joalheira se torna muito mais ágil e eficiente.

Avalie os fornecedores

Outro segredo para fazer uma gestão de custos eficiente é realizar uma avaliação constante dos fornecedores. Ter parceiros que forneçam certificado de garantia GIA, por exemplo, é muito importante.

Qualifique-os a partir da qualidade do serviço oferecido, do cumprimento de prazos, de preços e condições de pagamento. Vale ressaltar que o critério menor preço, nesse caso, nem sempre é o mais importante.

Por exemplo: um fornecedor que pratica preços abaixo do mercado, mas atrasa de forma recorrente a entrega acaba por gerar prejuízo e não lucro para a sua joalheria. Isso acontece porque a falta de mercadorias prejudicará as vendas e a imagem da loja diante dos consumidores.

Portanto, uma gestão de custos eficiente de joalheria exige organização do administrador. É necessário, em primeiro lugar, fazer a separação e o controle de custos e despesas. Em seguida, determinar as metas de vendas e de faturamento. O investimento em tecnologia e a avaliação dos fornecedores complementam as boas práticas de gerenciamento.

Gostou do post sobre gestão de custos? Utiliza outras estratégias na sua joalheria? Então deixe um comentário no post e conte-nos como você lida com a administração das finanças do seu negócio no dia a dia!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?