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Como definir o público-alvo da minha joalheria?

Como definir o público-alvo da minha joalheria?

Provavelmente você já sabe como é importante conhecer o perfil de quem procura os seus produtos e serviços. No entanto, é comum haver dúvidas nesse processo, por não saber como definir o público-alvo ideal. Mas isso é um problema perfeitamente contornável, não precisa se preocupar.

É possível aplicar algumas técnicas para extrair informações valiosas na hora de entender as necessidades desses consumidores e, como o seu empreendimento pode ajudá-los. Sempre tendo como objetivo sanar o problema do cliente, de forma a fidelizá-lo.

Acompanhe no texto de hoje, como definir o público-alvo e assim alavancar o seu negócio. Boa leitura!

Público-alvo: um breve resumo

Saber quem são os indivíduos que procuram seus produtos e criam expectativas sobre eles, é de suma importância. Só assim, você pode saber como agradá-los e até mesmo superar essas expectativas.

Se trata de um grupo particular de pessoas com comportamento de consumo semelhante. É preciso estar atento a informações como o nível social e intelectual, região onde moram, do que gostam e outros detalhes.

Assim, as ações e campanhas de marketing são focadas inteiramente nesse recorte de consumidores que foi identificado.

Como definir o público-alvo: análise de dados e feeling empreendedor

Principalmente para quem trabalha com segmentos como o de joalheria ou moda, é preciso levar em consideração além dos pontos citados no item anterior, dados como:

  • seu produto atende mais homens ou mulheres;
  • faixa etária do consumidor;
  • por onde circulam;
  • como é o seu círculo social;
  • se veste mais para ter conforto ou para impressionar;
  • renda média;
  • estado civil;
  • tem filhos.

Uma dica é ficar atento aos perfis de quem navega pelas redes sociais da sua empresa e conversar francamente com quem circula pela loja física. Lembre-se que o cliente mais exigente é aquele que está “só olhando”. Ele é também uma ótima fonte de dados, já que qualquer abordagem a esse perfil exige diálogo e atenção.

Buyer persona e público-alvo: diferenças importantes para conceitos semelhantes

Buyer persona é a personificação do cliente ideal. Carrega características bem específicas, o que ajuda ainda mais a direcionar as ações de captação. Não é errado dizer que aprender como definir o público-alvo é um passo anterior a determinação da persona, um conceito mais detalhado e centrado em um único personagem, que representa os consumidores da empresa.

São detalhes bem diferentes, mas que não raras vezes são confundidos. Enquanto o conceito de público-alvo é usado para definir uma série de características semelhantes de um determinado grupo de forma mais generalizada, buyer persona vai além e atribui particularidades a um consumidor ideal, o qual deve ser direcionado às suas estratégias de marketing e vendas. Veja os exemplos:

Público-alvo para joalheria

Mulheres, com idade entre 30 e 45 anos, moradoras de bairros planejados e nobres subúrbios, curso superior completo. Tem renda média entre 15 e 25 mil reais, considerada de classe média alta. Apaixonada por moda e acessórios.

Buyer persona para joalheria

Renata, 38 anos, advogada, moradora da capital paulista. Trabalha em seu próprio escritório, casada, tem uma filha e adora ganhar joias de presente em datas comemorativas. Exige certificado de autenticidade e designs contemporâneos. Faz ao menos duas viagens ao ano e frequenta eventos elegantes. Aprecia a alta moda e acessórios de luxo, portanto, a qualidade importa mais que o preço.

Viu como definir o público-alvo é uma tarefa importante para o sucesso de seu negócio? Lembre-se de definir os principais problemas e expectativas apresentados pelos atuais clientes e como você pode fazer para melhor solucioná-los.

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