• Home
  • Blog
  • Venda consultiva: como essa técnica pode te ajudar a vender mais?
Venda consultiva: como essa técnica pode te ajudar a vender mais?

Venda consultiva: como essa técnica pode te ajudar a vender mais?

A venda consultiva é uma estratégia que atende bem o perfil do público-alvo das joalherias de alto luxo, não é verdade? Para quem busca investir em joias, a experiência de vendas conta muito.

Longe de ser aquele tipo de relação onde o vendedor “empurra” produtos em que nem acredita no potencial para o cliente, a venda consultiva oferece soluções. O segredo é entender o momento do comprador e, juntos, diagnosticar qual produto pode realmente suprir suas expectativas.

Para saber como construir uma boa relação com seu cliente e oferecer uma experiência de venda relevante, veja os primeiros passos para começar a aplicar a venda consultiva. Boa leitura!

Venda consultiva: unindo habilidades de vendedor e consultor

Os consumidores de joias de alto padrão são bem informados, sabem o que querem, procuram produtos de qualidade e com valor agregado. Não adianta omitir informações ou tentar desmerecer os produtos dos concorrentes.

O que seu cliente mais quer é sinceridade e que demonstre conhecimento sobre aquilo que você fala. Afinal, para dar qualquer conselho de investimento em joias, tem que ter muita propriedade sobre o assunto, certo?

O objetivo principal da venda consultiva é estabelecer um relacionamento de proximidade com o cliente. Assim, a perspectiva de quem vende e de quem compra podem andar alinhadas. Isso é melhor para ambos os lados, e a experiência de consumo proporcionada se torna completa. Veja como implantar a venda consultiva em sua empresa:

Conhecer o perfil do cliente

Só é possível estabelecer uma relação franca com os compradores se conhecermos bem o seu perfil. Utilizando esta técnica, você saberá exatamente o que ofertar. Olha só:

  • peças com temas religiosos, para pessoas de fé;
  • colares longos para quem usa decotes;
  • anéis de rubi para advogados ou jornalistas;
  • anéis de debutantes para quem tem familiares nesta idade;
  • pulseiras, braceletes e brincos masculinos para jovens requintados;

Empatia é o ponto principal

Colocar-se no lugar do outro torna seu atendimento personalizado e eficiente. Faça perguntas e explore as informações fornecidas pelo interlocutor. Estes dados nortearão a estratégia que você deve criar para encantar o cliente e apresentar soluções compatíveis com o que ele espera.

Projetos personalizados indicam exclusividade

Estratégias pré-fabricadas não costumam dar certo com o público mais exigente. É preciso que a solução encontrada o faça sentir-se realmente especial.

O mais interessante da venda consultiva, é que o vendedor pode (e deve) questionar o cliente. A solução encontrada realmente atenderá de forma completa os anseios de quem está comprando seus produtos.

A venda consultiva proporciona proximidade com o cliente. Assim, em todas as etapas o crivo do cliente é analisado e, ao final da compra, ele encontra exatamente aquilo que estava procurando.

Não perca tempo: aplique já a venda consultiva em seu negócio

Para quem quer desenvolver um alto padrão de atendimento e vendagem em seu empreendimento, as técnicas apresentadas podem ajudar bastante. Crie conexões com o cliente e invista para que este relacionamento se prolongue. Certamente conseguirá alavancar suas vendas e fidelizar o comprador.

Entendeu como é importante que a venda consultiva seja uma realidade para sua joalheria? Tanto seu público-alvo quanto o seu negócio só têm a ganhar, não é verdade?

Se você gostou do texto de hoje, confira outro conteúdo onde falamos sobre a importância da gestão de custos para sua joalheria. Até a próxima!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?