• Home
  • Blog
  • Saiba tudo sobre Pérolas para seu negócio de joias
Saiba tudo sobre Pérolas para seu negócio de joias

Saiba tudo sobre Pérolas para seu negócio de joias

Soa como lugar-comum dizer que as pérolas não saem de moda, mas essa é a mais pura verdade. Presente em lendas e em tradições de diversas culturas, a gema produzida no interior de conchas por ostras e mexilhões é um item de luxo sempre presente no universo feminino.

Hoje, a presença delas se renova a cada estação, o que torna essa peça clássica fundamental para quem deseja estar na moda. Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? Confira neste post tudo sobre pérolas!

A simbologia

A simbologia da pérola recebe variações de significados de acordo com costumes e lendas cultuados por sociedades. Em todas, porém, ela está ligada à feminilidade e é reverenciada como rara, culta e preciosa.

A palavra pérola tem origem em pirla, do latim, que significa formato de lágrima. Os romanos a viam como um símbolo do amor. Para os gregos antigos, além do amor, ela representava o casamento. Já na terapêutica hindu, era considerada um talismã com propriedades afrodisíacas e fecundantes.

No mundo contemporâneo, a pérola é utilizada para dar luxo e sofisticação tanto para visuais clássicos quanto aos mais despojados.

Os diferentes tipos de pérolas

As pérolas podem ser produzidas de forma natural ou por meio de cultivo. Nos dois casos, ela surge quando a ostra precisa se defender de algum invasor externo. Ao perceber a ameaça, ela produz uma substância composta por um material calcário, que envolve o intruso e se solidifica em torno dele.

O comum, no entanto, é que a matéria formada fique grudada na concha. Nesses casos, não é possível colher a pérola perfeita. Estima-se que o fenômeno da esfera impecável ocorra em uma a cada 10.000. A pérola cultivada se vale do mesmo processo. O resultado é tão bom que até para um especialista, que sabe tudo sobre pérolas, é difícil identificar a diferenças entre ambas.

A versatilidade de aplicações

A pérola pode ser usada para adereços, como em pulseiras, colares, anéis, brincos, mas também pode aparecer de outras formas, conforme a criatividade e o estilo de quem a veste. A presença da gema dá sofisticação tanto em eventos formais quanto a ocasiões que aceitam um visual mais despojado.

Por ser versátil, não existe regra para usar essa joia. Ela pode ser incluída em qualquer estilo: do clássico ao moderno. No primeiro caso, o adereço pode compor um conjunto discreto de brincos, colar e pulseiras. O vestido deve ser de corte reto e de cores elegantes.

Já em um visual moderno, a variedade é ampla. Nesses casos, é possível optar por joias com designs assimétricos ou combinadas com outras gemas. Para acompanhar os acessórios, das blusas básicas até os vestidos com estampas são opções que vão ressaltar a feminilidade.

Seguindo nessa linha, as pérolas trazem suavidade a um look mais pesado, composto por jaqueta de couro, calças pretas e botas, por exemplo. Por outro lado, junto a vestimentas delicadas, como um vestido estampado, elas realçam a suavidade da composição.

A tradição, a simbologia, o luxo e a versatilidade fazem da pérola um artigo singular para formar roupas e acessórios. Assim, é recomendável que a linha de produtos de uma joalheria contemple diversas alternativas de aplicação dessa gema, que, com certeza, agradará diferentes perfis de clientes.

E agora que você sabe tudo sobre pérolas e deseja diversificar um pouco a sua joalheria, mas não sabe como? Confira nossas 5 dicas para inovar no mercado de joias.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?