• Home
  • Blog
  • Saiba tudo sobre a tradição dos anéis de formatura
Saiba tudo sobre a tradição dos anéis de formatura

Saiba tudo sobre a tradição dos anéis de formatura

O anel é um dos acessórios mais tradicionais da humanidade. Seja ele feito com pedras preciosas ou metais nobres, sempre foi utilizado pelo homem como forma de marcar ocasiões, compromissos e até mesmo como forma de evidenciar a posição social e o poder de uma pessoa ou do seu cargo. Seja para noivado ou casamento, para as debutantes de quinze anos ou simplesmente para presentear alguém querido, a simbologia se sobressai sobre todos os outros tipos de joias ou acessórios. 

O anel de formatura, por exemplo, é usado para indicar um rito, um momento de transição na vida da pessoa: representa a formação em alguma área do conhecimento. Confira nosso artigo e descubra tudo sobre os anéis de formatura.

Origem

A origem dos anéis de formatura é incerta. Os indícios mais relevantes indicam o seu surgimento nos Estados Unidos, na West Point, a Academia Militar dos Estados Unidos, por alunos da turma de 1835. Os alunos queriam representar os fortes laços criados pela turma com a qual se formaram, servindo assim como um lembrete de amizade e de tudo o que passaram ao longo dos anos de formação.

Essa ideia foi rapidamente adotada pela West Point, que institucionalizou os anéis de formatura após esse acontecimento. Rapidamente várias escolas por todo o país começaram a adotar a mesma tradição. E assim ela ganhou o mundo.

Estética

Os anéis de formatura existem em vários tamanhos e formatos, utilizando materiais diferentes como pedras preciosas, ouro ou prata. A apresentação mais comum dos anéis de formatura é a de uma gema ao centro com as indicações sobre o curso nas laterais. Entretanto, esse formato pode ser adaptado, o que veio acontecendo ao longo do tempo para dar origem a joias mais bonitas e modernas.

Cada curso é representado por uma pedra e por uma cor, veja alguns exemplos:

  • Rubi: Direito; Jornalismo
  • Ametista: Ciências Sociais; Letras; Pedagogia; Sociologia.
  • Esmeralda: Medicina; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutricionista; Veterinário.
  • Granada: Odontologia
  • Água Marinha: Economia
  • Topázio: Farmácia; Filosofia

Uso no Brasil dos anéis de formatura

No Brasil os anéis de formatura são dados como presente pelos próprios pais dos alunos, não sendo necessariamente uma tradição própria das instituições de ensino. Assim como nos Estados Unidos, as joias representam a superação dos alunos ao se formarem nas faculdades e universidades. Os cursos mais tradicionais, como direito, medicina e odontologia, por exemplo, são os que mantêm essa tradição viva, mostrando a preocupação em representar socialmente o valor de suas profissões.

Os anéis de formatura não são as únicas opções para presentear os recém-formados, embora seja a tradição mais antiga, algumas novas joias podem assumir esse papel. Colares ou brincos de pedras preciosas são também ótimos presentes para os formandos. Para quem ainda deseja manter a tradição, é possível transportar para outras joias os aspectos tradicionais do anel: é possível fazer um colar, por exemplo, com a pedra e o símbolo de uma determinada profissão.

Veja também o nosso artigo sobre lapidação de pedras preciosas e tenha inspiração para criar os anéis de formatura perfeitos.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?