• Home
  • Blog
  • Por que você deveria terceirizar a sua produção de joias?
Por que você deveria terceirizar a sua produção de joias?

Por que você deveria terceirizar a sua produção de joias?

A produção de joias é um trabalho minucioso, em que cada detalhe é capaz de fazer toda a diferença. Para quem adentra esse mundo, compreender as etapas desse processo é fundamental. 

Mesmo para quem planeja terceirizar a fabricação, a compreensão é necessária. As principais etapas são:

  • laminação: para o material ganhar a espessura e a forma adequada;
  • recozimento: aquecimento do material para tornar o retrabalho possível;
  • trefilação: processo para fazer fios de ouros por meio de afinação gradual;
  • fundição: colocação do metal líquido em moldes para dar uma forma próxima à desejada;
  • soldagem: serve para unir duas faces de uma mesma peça;
  • lixamento: correção de pequenas imperfeições por meio de lixas;
  • rebarbação: similar ao lixamento, trabalha com o serramento e abrasão das peças;
  • polimento: remoção de riscos e marcas de soldas com o uso de um politriz;
  • banhagem: banho em ligas de ouro e uso de reações eletroquímicas para tornar a peça mais maciça;
  • acabamento: utilizado para personalizar as joias e dar a elas um design único.

Todas essas fases mostram o quão trabalhoso é o processo, sendo este um dos principais motivos que levam à terceirização da produção. E para mostrar quais são os outros motivos que permeiam essa escolha, listamos alguns abaixo. Confira!

Vantagens de terceirizar a produção de joias

Diminuição de desperdícios

Quando acontece a terceirização, ocorre a transferência da demanda para especialistas. Essa prática otimiza o trabalho e ajuda a tornar os custos mais fixos.

Isso se explica pelo fato de haver diminuição de desperdícios. Se fosse uma fabricação própria, você teria que arcar com material extra e demais despesas.

A empresa terceirizada já tem um padrão que visa controlar gastos desnecessários e, caso eles ocorram, será ela que terá que arcar com o prejuízo.

Aumento na qualidade

Esse mesmo processo citado no tópico anterior contribui para o aumento na qualidade das peças. Ele foi moldado por anos e é constantemente melhorado.

Ao contar com equipamentos melhores, profissionais devidamente treinados e com o suporte de especialistas, é natural obter produtos mais qualificados.

Na Bautz, por exemplo, pode se contar com a experiência de mais de 42 anos, um processo de fabricação exclusivo e também com um maquinário de padrão mundial, o que permite a criação de peças em larga escala, com alta qualidade e garantia de durabilidade.

Maior lucratividade

Uma das grandes vantagens de terceirizar a produção de joias está no custo-benefício. Fatores mencionados como a redução de custos e a diminuição do desperdício contribuem para isso.

Ao ter um custo-benefício melhor com a fabricação, a lucratividade também aumenta, já que se tem mais condições de oferecer preços atrativos ao público e maior capacidade competitiva, resultando no aumento das vendas.

Ampliação do mercado

Maior lucratividade e capacidade produtiva ajudam a ampliar o mercado de atuação. Migrar para o comércio de novos produtos é uma prática comum, já que a produção de joias normalmente demanda que haja uma certa variedade no catálogo.

Além disso, ao terceirizar o trabalho, o empreendedor consegue dedicar seu tempo à criação de novos projetos e pesquisar nichos dentro desse mercado para se inserir.

Importância da escolha do fornecedor

Para que o processo de terceirização da produção de joias não se torne um pesadelo em vez de uma solução, é preciso acertar na escolha do fornecedor.

Alguns dos itens que devem ser levados em conta nessa pesquisa são: o histórico da empresa, a sua estrutura, o portfólio de clientes atendidos, a capacidade de entrega e o tipo de atendimento/suporte que é dado.

Como essa escolha impacta diretamente no seu negócio, é fundamental que haja muito cuidado nesse processo, sendo indicado conversar com as pessoas responsáveis pela produção, com outros clientes que são atendidos por essas empresas e, se possível, visitar o local onde a fabricação ocorre.

Levando em conta essas dicas, você aprendeu como terceirizar a produção de joias é uma excelente aliada no alcance de melhores resultados, facilitando o crescimento da sua empresa.

E se você quer saber por que confiar à Bautz a produção das suas joias, basta conferir este e-book especial que preparamos sobre o tema! Boa leitura!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?