• Home
  • Blog
  • Use o significado das pedras nas joias em suas coleções e estratégias
Use o significado das pedras nas joias em suas coleções e estratégias

Use o significado das pedras nas joias em suas coleções e estratégias

A busca por um propósito nunca esteve tão em alta. Em todas as esferas da vida, pessoas procuram refletir o quanto se sentem verdadeiramente felizes com aquilo que fazem e o que podem mudar.

Essa mesma ideia já tem sido aplicada ao mundo da moda há algum tempo. Princípios de consumo consciente e sustentabilidade fizeram toda e qualquer compra ser muito bem pensada, exigindo das empresas maior cuidado na produção e criatividade.

Para as joalherias, é possível aproveitar essa tendência e unir beleza, propósito e exclusividade com o uso de pedras preciosas. Desenhados pela natureza, cada um desses minerais cristalinos carrega consigo uma energia e também um valor, que varia conforme sua pureza, raridade, transparência, brilho, entre outras características.

Se você quer saber mais sobre o significado das pedras e como ele pode compor a estratégia da sua marca de joias, continue lendo este artigo e descubra!

Ametista

De cor púrpura, a ametista é uma pedra relacionada à espiritualidade e à paz interior. Muito utilizada como amuleto de proteção do lar, acredita-se que ela tenha o poder de repelir as energias negativas e atrair as positivas.

Outra qualidade atribuída a essa gema é sua capacidade de favorecer a clareza mental e, assim, o autoconhecimento e a sabedoria, sendo ótima para os momentos de importantes decisões e negociações, já que, em sua posse, o dono da ametista tende a se sentir mais confiante e corajoso.

Seu uso terapêutico é indicado para melhorar o sono, acalmar emoções, amenizar dores de cabeça e eliminar toxinas. Pode também auxiliar de maneira energética nos processos de emagrecimento.

Ágata

Pedra com alto poder de cura. Atua no tratamento e na limpeza profunda de questões físicas, emocionais e espirituais, auxiliando na libertação de traumas e energias negativas. Apresenta-se em determinadas cores, como cinza, marrom e azul, sendo essa última mais difícil de encontrar diretamente na natureza (sem refinamento).

No corpo físico, tem forte relação com a região do pescoço, também conhecido como chakra laríngeo. Por isso, confere mais objetividade a quem precisa se expressar e se posicionar diante de uma situação difícil, liberando as tensões desse local.

Citrino

O citrino, por sua cor alaranjada, com variações de amarelo e raramente vermelho, é uma pedra que representa o sol nascente, o amanhecer. Apenas essa já seria uma boa razão para fazer desse cristal um dos mais amados e procurados do mundo, mas existem muitas outras!

A gema também é considerada a pedra da felicidade, da abundância e da vitalidade, excelente para quem está começando um novo ciclo em sua vida. Sua energia é tão intensa e positiva, que lhe permite se autorrecarregar e ainda carregar outros cristais.

​No corpo físico, o citrino é atuante na regeneração celular, sendo considerada a pedra da desintoxicação do fígado e aparelho digestivo.

Diamante

Já dizia Marilyn Monroe, “os diamantes são os melhores amigos das mulheres”, mas será que o significado da pedra corrobora com essa frase?

A palavra “diamante” vem do grego “adamas” e significa “inconquistável” ou “indomável”, fazendo jus ao fato de a pedra ser extremamente dura e resistente. Assim, a gema dá a ideia de eternidade, sendo muito usada em anéis de compromisso​ por representar afeto e fidelidade.

Na mitologia grega, os diamantes eram pedaços de estrelas que caíam do céu ou as lágrimas dos deuses. Na mitologia romana, eles faziam parte das flechas do Cupido, tornando-as poderosas. Como o Cupido consegue fazer que pessoas se apaixonem, o diamante e o amor ficaram associados.

Esmeralda

Seu tom de verde, que varia do claro ao muito escuro, faz da esmeralda uma pedra entre as mais conhecidas e valorizadas. Culturalmente, cada povo lhe concedeu um significado diferente, mas o fascínio que exerce sobre as pessoas certamente é unânime.

Quem usa uma esmeralda recebe a energia do raio verde e, portanto, está aberto a receber do universo muitas bênçãos, como alegria e fartura.

Do ponto de vista terapêutico, a esmeralda auxilia em tratamentos do sistema nervoso central e visão, além de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças. Para os hindus, a gema também está relacionada ao apetite. Eles acreditam que quando colocada sobre o abdômen de um enfermo, ele se sente encorajado à alimentar-se novamente.

Rubi

A cor vermelha é comumente ligada à paixão. Assim, não é diferente com a pedra rubi, que apresenta coloração variável entre o rosa e o vermelho profundo e atua muito bem em assuntos relacionados ao coração.

Do amor nas relações ao amor próprio, o rubi é uma pedra de energia poderosa. Ele é capaz de trazer à tona os sentimentos contidos, sejam eles bons, sejam eles ruins. Por isso, sua utilização deve ser cautelosa, a fim de aproveitar sua força para a amplificação do bem e da positividade.

Diz-se também que a gema é um escudo contra inveja, mal olhado e ajuda a fortalecer aquele que participa de disputas duvidosas. Certamente, por essa última razão, o rubi é considerado o amuleto dos advogados.

Topázio

De cor não tão definida, o topázio é uma pedra de brilho quente que gera uma sintonia quase imediata. Diz-se que seus raios irradiados dão vida e abrem caminhos. Por isso, favorecem o crescimento, a abundância e a prosperidade.

Acredita-se, também, que o mineral tem poder de cura e sua vibração proporciona desbloqueios energéticos. Essas características fazem do topázio o cristal indicado para quem se sente desmotivado ou está em crise, já que quem o carrega tende a se sentir mais completo e satisfeito.

Além disso, estimula o aperfeiçoamento de quem esteja envolvido com ciências, artes ou que simplesmente tenha um problema, pois favorece o relaxamento e diminui a ansiedade, facilitando tomadas de decisão.

Pérola

De superfície acetinada, a Pérola é a única pedra preciosa que é fabricada por um ser vivo: a ostra. Ela é resultado da calcificação de um grão de areia ou parasita, por exemplo, que, ao entrar no animal, é coberto por madrepérola e cristaliza-se, protegendo os órgãos do molusco.

Assim, ela é símbolo da beleza que vem após situações difíceis e vitórias diante de algumas batalhas. Além disso, por vir do mar, a pedra preciosa tem efeito purificador e está em harmonia com as fases da Lua.

Por ser absorvente por natureza, a pérola deve ser usada com cuidado. Pessoas que se sentem negativas, ao usarem pérolas, acabam por manter essa energia consigo. Mas, nos momentos certos, a gema auxilia na redução do estresse e outras doenças relacionadas, como hipertensão e cardiopatias.

Para potencializar sua força, ampliar e purificar energias, basta combinar as pérolas em joias com diamantes ou esmeraldas.

Percebeu a importância de conhecer o significado das pedras para alavancar o seu negócio de joias? Apresentar essas curiosidades em conjunto com peças de qualidade agrega à sua marca características subjetivas e desperta o interesse de seus clientes para conhecê-la melhor. Aproveite essa tendência de mercado e traga mais propósito às suas peças!

Gostou do post? Continue por aqui e descubra mais sobre as joias de ródio e suas características. Bons negócios e até a próxima!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?