• Home
  • Blog
  • Conheça o perfil do consumidor de produtos e serviços de luxo
Conheça o perfil do consumidor de produtos e serviços de luxo

Conheça o perfil do consumidor de produtos e serviços de luxo

O consumo de luxo não é a simples compra do produto, ele tem diversos significados — tangíveis e intangíveis — para o cliente. Para entender os seus aspectos, é importante um estudo do perfil do consumidor de luxo.

O consumidor de artigos de luxo entende que a sofisticação — e o luxo em si — pode ser percebido pelos outros. Enquanto a maioria da população é sensível ao preço, quem consome produtos e serviços de luxo busca outras particularidades na hora de fazer uma compra.

Se você deseja entender melhor esse perfil do consumidor, confira este post.

O que o consumidor de luxo busca?

Pertencimento

O consumidor de luxo brasileiro busca, sobretudo, a sensação de pertencer a um seleto grupo. As classes dominantes têm suas subdivisões e, a partir do consumo de determinados produtos, o consumidor se sente aceito em uma espécie de clube.

Qualidade

É certo que os consumidores de luxo buscam também qualidade. Eles acreditam que o preço é justificável por essa característica dos produtos, que também os fazem mais duráveis — outro ponto valorizado.

Design

As grifes são responsáveis por ditarem as tendências da estação. Comprar de uma grande marca quer dizer que o design foi pensado e trabalhado com a intenção de fazer o cliente se destacar.

O luxo só é luxo se pode ser percebido pelo outro e se tem aquela aura de beleza, elegância e requinte.

Exclusividade

Os consumidores de luxo buscam diferenciação. Eles querem se sentir únicos, querem ser os primeiros a comprar, usar e consumir. A sensação de lançar tendências gera status e destaque, dois fatores também buscados.

Qual o perfil do consumidor de luxo?

Estudos apontam para a divisão de consumidores de luxo em três categorias:

Ricos tradicionais

São pessoas de famílias tradicionalmente ricas e consideradas a classe mais alta de consumo.

Esses consumidores buscam exclusividade e desejam se destacar das demais classes, sobretudo das classes que eles consideram inferiores, mas que também são consumidoras de luxo, como você verá a seguir.

Novos-ricos

São pessoas de alto poder aquisitivo e muito consumistas, pois desejam ostentar, para reafirmar sua nova condição.

Buscam status e têm um desejo enorme de serem aceitos na primeira camada, a dos ricos tradicionais.

Aspirantes a ricos

São a classe média ou classe média alta, que seguem as tendências das grifes e, portanto, das classes superiores, das celebridades e dos formadores de opinião.

Em geral, compram produtos periféricos, como óculos e perfumes, mas não têm acesso aos principais artigos.

Como o consumidor de luxo interage com as marcas?

A história, a reputação e a imagem da marca são decisivas para a compra do consumidor de luxo.

Contudo, tem sido notada a importância da recomendação de amigos. Eles também têm pesquisado mais antes de comprar, sobretudo on-line. Então, é essencial que a marca tenha um site impecável, além de outras páginas, como landing pages, redes sociais e blogs.

A experiência de compra também é muito valorizada, sendo que é comum que os clientes façam amizade com os vendedores.

Quando o cliente é mais assíduo, ele acaba criando laços com o vendedor, que passa a conhecer seus gostos e preferências. Essa relação faz com que o cliente acabe comprando mais, o que é muito bom para a marca.

O perfil do consumidor de produtos e serviços de luxo realmente varia de grupo para grupo, mas a observação constante é que eles buscam qualidade, design e exclusividade, como também satisfação da autoestima, sentimento de pertencimento a um grupo e destaque.

O que você achou do nosso artigo? Conseguiu entender melhor o perfil do consumidor de luxo? Então que tal compartilhar nas suas redes sociais para os seus amigos também aproveitarem as dicas?

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?