• Home
  • Blog
  • Ouro amarelo, rosé ou branco? Qual escolher?
Ouro amarelo, rosé ou branco? Qual escolher?

Ouro amarelo, rosé ou branco? Qual escolher?

Como amplamente sabido, o ouro é um objeto de desejo por ser raro, reluzente e sofisticado. Como é difícil de ser achado — sendo extraído em rios ou minas subterrâneas —, possui alto valor e é considerado um símbolo de riqueza. Na natureza, é possível encontrar o ouro amarelo, mas o mercado consegue oferecer o metal em outros tons, como o branco e o rosé.

Como isso é possível e qual a diferença entre essas cores? Continue a leitura e confira mais detalhes neste texto!

O que são ligas metálicas?

O ouro não possui cores diferentes, ele é naturalmente amarelo. O que dá colorações diferentes aos produtos elaborados com ele são as ligas metálicas.

Elas tratam-se de uma fusão entre o ouro puro e elementos químicos em diferentes proporções. Neste sentido, podem ser compostas de cobre, prata, platina, alumínio, cobalto, cádmio ou paládio.

Para que elas servem?

Além de criar tonalidades diferentes, elas também servem para dar mais resistência ao material, pois o ouro puro é extremamente mole, podendo ser amassado ou riscado com facilidade.

No entanto, mesmo com essa mistura, o metal não perde sua pureza devido às suas propriedades químicas: é resistente à corrosão por sais e ácidos, não sofrendo oxidação.

Quais são as características de cada tipo de ouro?

Ouro amarelo

É a cor mais clássica, responsável pela maior parte das vendas em joalherias. Quando se trata de aliança de casamento, o ouro amarelo é preferência nacional. Mas também é muito usado em colares, pulseiras e brincos. Pessoas de pele mais clara optam por essa cor porque elas realçam em seu tom de pele. A liga metálica do ouro amarelo é composta por 75% de ouro e 25% de prata.

Ouro branco

A beleza exuberante do ouro branco costuma ser usada em anéis de noivado. Ele possui um valor mais alto, pois na sua composição contém paládio, um metal tão nobre quanto o ouro. Sua principal característica é a semelhança com a prata, o que geralmente dá mais segurança a quem está usando. O ouro branco realça em qualquer tom de pele.

A cor também é bastante procurado para dar destaque a pedras preciosas, como brilhante ou esmeralda. Seu aspecto brilhoso está conquistando cada vez mais o público feminino. Para alcançar essa tonalidade, a liga é composta por 75% de ouro puro e 25% de paládio.

Ouro rosé

O tom rosado tem um toque feminino e romântico. Ele teve o seu auge na década de 20 e voltou com um aspecto mais moderno. Sua liga metálica possui 75% de ouro puro, 22,25% de cobre e 2,75% de prata.

O rosé ilumina e dá leveza, por isso tornou-se tendência e está sendo muito procurado por mulheres que querem diversificar suas joias. A cor é indicada para todos os tipos de pele e exige menor manutenção. Mesmo assim, comparada às outras colorações do ouro, ainda tem pouca oferta nas joalherias, conferindo exclusividade às peças.

Uma joia em ouro amarelo, branco ou rosé é sinônimo de requinte e beleza. Assim, investir na variedade de cores do ouro é importante para agradar diferentes tipos de consumidores. Por isso, ao diversificar suas opções, com certeza seu empreendimento será beneficiado pelas colorações desse metal nobre tão desejado.

Para intensificar suas vendas de joias em ouro, entre em contato conosco e tenha produtos de qualidade, com atendimento diferenciado e respeito aos prazos de entrega.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?