• Home
  • Blog
  • Desafios e oportunidades do mercado de joias no Brasil
Desafios e oportunidades do mercado de joias no Brasil

Desafios e oportunidades do mercado de joias no Brasil

A vaidade dos brasileiros já foi objeto de várias pesquisas, e o resultado é sempre o mesmo: o povo brasileiro é um dos mais vaidosos do mundo.

Esse resultado é um dos vários motivos pelos quais o Brasil se destaca no mercado mundial de joias. As previsões para o setor são otimistas e os donos de joalherias precisam estar atentos para acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e nos hábitos de consumo.

Pensando nisso, selecionamos alguns desafios e oportunidades do mercado de joias para que você possa otimizar a gestão da sua loja. Acompanhe!

Desafios

Acompanhar as últimas tendências

Muitos gerentes de joalherias, apesar de se manterem atualizados e procurarem informações sobre as tendências de mercado, têm dificuldades em se manter por dentro de tudo.

Essa tarefa é, realmente, complicada, mas não desanime! Atualmente, existem várias ferramentas e empresas que podem te ajudar nesse trabalho.

Consulte sempre blogs e pesquisas voltadas para o setor, eles te darão insights importantes para novas coleções e sobre as perspectivas de crescimento. Contar com fornecedores parceiros e que sejam focados na satisfação dos clientes também é uma ótima solução!

Atingir o público no mercado online

Apesar da expansão do comércio online, a dificuldade em atingir o público nesse ambiente ainda é presente. Pense no seguinte caso: uma mulher, de 28 anos, foi promovida para diretora financeira e quer comprar uma nova jóia para comemorar — afinal ela trabalhou muito!

Ela já decidiu que vai comprar uma pulseira, mas ainda não sabe qual o material. Ela procura uma joalheria que ofereça um produto de qualidade e que seja sustentável. Por mais que ela procure informações na internet, ela não consegue se decidir.

A sua empresa tem o produto que a cliente deseja, mas como ela vai alcançá-la? Parece difícil, não é mesmo? Esse é, realmente, um desafio do mercado de jóias, mas é também uma grande oportunidade para seu negócio, pois existem várias estratégias no mercado online que podem ser utilizadas.

Oportunidades

Utilizar novas matérias-primas e tecnologias

Entre as oportunidades desse setor está a utilização de novas matérias-primas. Materiais como titânio, paládio e aço inox estão entre os desejos dos clientes. Essas novas matérias-primas são, até mesmo, um chamariz para um público que adquire cada vez mais joias: os homens.

Os braceletes masculinos são um acessório que passou de uma tendência para um item que não pode mais faltar na sua joalheria. Sendo que, o aço inox é uma das matérias-primas mais utilizadas na confecção de joias para os homens.

Com relação às novas tecnologias, a utilização de recursos computadorizados em 3D pode ser uma ótima escolha! Além de acelerar o processo de produção, essa tecnologia pode ajudar na redução de custos.

Apostar na sustentabilidade

Além da vaidade, outra marca cultural do Brasil que está presente no mercado de joias é a criatividade. Essa característica é utilizada desde o processo de design de joias até a produção, com processos e tecnologias sustentáveis. Portanto, seja criativo e aposte na sustentabilidade!

As vantagens dessa oportunidade são incontáveis. Além de ter a chance de alcançar um novo público, que procura empresas ecologicamente responsáveis, você contribui para a preservação ambiental e ainda alavanca as vendas.

Atuar no mercado online

Voltemos ao caso da nova diretora financeira. Como você poderia captar essa cliente atuando no mercado online? A sua empresa pode, por exemplo, criar um blog e oferecer conteúdos relevantes, promover promoções nas redes sociais, investir em uma plataforma de vendas online etc.

Há vários recursos no mercado online que podem fazer com que a cliente se decida pelos seus produtos. Portanto, atuar no mercado online é muito mais do que apenas uma oportunidade. Essa é uma ação necessária se você quiser alavancar suas vendas e aumentar os lucros da sua joalheria.

Lembre-se: é importante encarar os desafios do mercado de joias como oportunidades de melhoria. Afinal, os desafios podem te obrigar a sair da zona de conforto e a oferecer um atendimento personalizado!

Antes de colocar em prática seus novos conhecimentos sobre os desafios e as oportunidades do mercado de joias, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a conhecerem esse setor que não para de crescer?

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?