• Home
  • Blog
  • 5 informações essenciais sobre joias de Esmeralda
5 informações essenciais sobre joias de Esmeralda

5 informações essenciais sobre joias de Esmeralda

É difícil imaginar alguém que não conheça a Esmeralda. Preciosa e tradicional, ela sempre esteve presente em histórias sobre os povos da antiguidade. Cleópatra, a rainha do Egito, considerava a Esmeralda uma fonte de beleza e juventude. Já as sociedades medievais acreditavam que a pedra representava amor, harmonia e fidelidade.

Seja qual for o motivo, é fato que a “deusa verde de todas as pedras” (assim chamada pelos gregos) conquista homens e mulheres de várias idades e em qualquer tempo.

Quer saber mais? Conheça abaixo 5 informações essenciais sobre joias de Esmeralda. Confira!

1. História: do Egito à América Latina

Pode-se dizer que as Esmeraldas são pedras egípcias, já que as primeiras unidades foram descobertas por lá, há mais de 5 mil anos.

O principal local de extração foi batizado de Minas de Cleópatra, uma homenagem à maior fã dessa gema na época. Mas as versões mais bonitas estavam em solo latino-americano e foram encontradas por volta do século XVI.

Hoje, Brasil, Colômbia e Zâmbia orgulham-se por serem os maiores produtores dessa riqueza.

2. Características: como é a pedra mais nobre da família dos berilos

O nome berilo significa pedra esverdeada da água do mar. Os berilos têm variações semipreciosas e preciosas, e a Esmeralda é a mais nobre delas. A cor da Esmeralda pode variar entre verde-claro, verde-escuro e verde-amarelado. Pode ser translúcida e transparente.

Seu formato geralmente é de cristal prismático e hexagonal, porém, ainda que imperfeita, não altera seu valor de mercado.

3. Sofisticação: tradicional e atual

Joias de Esmeralda agradam homens e mulheres de todas as idades. Depois do diamante, essa é a gema mais cobiçada, de tempos remotos à atualidade.

Basta realizar uma busca breve para encontrar celebridades de diversas gerações (como Elizabeth Taylor e Angelina Jolie) desfilando no tapete vermelho esses tons de verde em forma de brilho e muita sofisticação!

4. Sorte: as joias de Esmeralda como amuleto

Os apreciadores de um belo amuleto vão encontrar, nessas gemas, uma fonte de sorte, inspiração e equilíbrio emocional.

A jogadora de vôlei da seleção brasileira, Thaisa, encomendou uma joia de Esmeralda para usar especialmente nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A peça tinha 6 quilates, mesmo número de sua camiseta na seleção, além das datas de suas vitórias em outros Jogos Olímpicos gravadas no verso.

5. Simbologia: o amor e as Ciências Biológicas

Para os gregos, a gema simbolizava o amor eterno. Por isso, sua relação com a deusa Afrodite. Para os romanos, a Esmeralda representava a deusa Vênus, sua respectiva representante mitológica do amor. Essa história fez das joias de Esmeralda presentes tradicionais em noivados e aniversários de casamento, um símbolo do amor duradouro.

Além disso, desde a antiguidade, a Esmeralda foi escolhida como a pedra que protege os profissionais de Medicina. A razão mais provável é sua associação ao deus e médico grego Asclépiu. Outro motivo está na própria coloração verde, que representa natureza, vida e cura.

Aos poucos outros cursos relacionados à saúde também passaram a ser representados pelos anéis de Esmeralda, tais como Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária.

Se você considerou este artigo relevante e quer explorar todo o potencial das joias de Esmeralda, entre em contato conosco!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?