• Home
  • Blog
  • Fique por dentro do que é uma joia de ródio e suas características
Fique por dentro do que é uma joia de ródio e suas características

Fique por dentro do que é uma joia de ródio e suas características

Embora não seja tão popular quanto o ouro e a prata, o ródio vem ganhando destaque nas joalherias. A confecção de pulseiras, colares, brincos e anéis com esse metal se tornou mais frequente à medida que suas qualidades ganharam evidência e o gosto dos especialistas em estilo.

Se você tem curiosidade sobre as joias de ródio, não deixe de conferir o artigo que preparamos.

O que é ródio?

O ródio (Rh) é um metal precioso da família da platina. Foi descoberto pelo químico inglês William Hyde Wollaston, em 1804.

Ele é bastante raro na natureza, e é usado no ramo joalheiro como um acabamento especial em joias e semijoias de prata e ouro branco. Esse acabamento rodinado também recebe o nome de banho de ródio.

Para que serve o banho de ródio?

Devido às suas qualidades como resistência, alto brilho e pouca oxidação, o banho de ródio, além de acrescentar valor estético às peças de joalheria, é a escolha certa para protegê-las do desgaste natural. Basta uma camada desse metal e o resultado é uma joia ou semijoia brilhante por muito mais tempo, além de mais resistente a riscos e manchas.

Como alternativa, o ródio negro se tornou uma opção versátil. Ele é resultado da mistura do ródio com metais escuros. Por essa razão, quando aplicado, confere uma cor mais escura às peças, um diferencial que as torna mais discretas e elegantes.

Quanto tempo dura?

A durabilidade das joias de ródio é relativa e varia conforme o tipo de peça, o cuidado e a frequência de uso. Via de regra, as peças com esse banho permanecem com brilho por cerca de dois anos, com exceção das alianças e outros adornos que são utilizados constantemente.

Ainda assim, se após esse tempo você desejar preservar sua joia, basta encomendar um novo banho de ródio e ela parecerá nova!

Vale a pena investir?

As joias que vêm com uma camada de ródio brilham mais e se destacam pela cor prateada mais viva. O investimento vale a pena, já que a peça tende a permanecer conservada por mais tempo se comparada à outra que não recebeu esse tratamento.

O banho de ródio também pode ser uma opção interessante para a renovação de uma joia de família ou de valor afetivo, que perdeu o brilho com o tempo.

De qualquer maneira, vale lembrar que, para manter sua joia de ródio totalmente prateada, será preciso refazer esse acabamento periodicamente.

Quando usar joias de ródio?

Pelo aspecto semelhante ao da prata, as joias em ródio podem ser usadas nas mais diversas ocasiões. Acrescentam charme a um look casual, de trabalho e até aos que pedem mais requinte, como festas de gala.

Há modelos de acessórios em ródio para agradar a todos os gostos. É comum encontrar, por exemplo, sua combinação com pérolas e zircônias, além de formatos modernos, geométricos e minimalistas.

A Bautz, fábrica de joias, tem uma linha completa de joias de ródio, em outros metais preciosos. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho em detalhes.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?