• Home
  • Blog
  • Joalheria contemporânea: entenda suas principais características
Joalheria contemporânea: entenda suas principais características

Joalheria contemporânea: entenda suas principais características

A joalheria contemporânea se destaca pelo seu elevado grau de renovação e criatividade. Dessa forma, surgem novas tendências e resgata-se aquilo que esteve em alta anos atrás. Outro aspecto fundamental a ser considerado é a sustentabilidade. Alinhada às novas tecnologias, ela vem mudando a forma de se “fazer” moda, incorporando materiais alternativos e inovadores na produção da peças. 

Quer conhecer melhor as principais características da joalheria contemporânea? Então continue a leitura do nosso post!

A origem da joalheria contemporânea

Das grandes coroas dos faraós egípcios aos anéis de diamante das celebridades hollywoodianas, o homem sempre utilizou as joias como forma de adornar o corpo e demonstrar sua influência social. Entretanto, essa realidade sempre esteve limitada à realeza e à nobreza.

Foi com a estilista Coco Chanel que a mulher comum começou a ter acesso às bijuterias e semijoias como alternativas mais baratas às joias. Ela popularizou as pérolas falsas e os acessórios dourados, aplicando banhos em correntes e brincos para criar peças mais acessíveis.

Com o advento da revolução da moda nos anos 60, os acessórios começaram a ser produzidos em série e vendidos em grandes lojas em todos os lugares do mundo, difundindo o seu uso em nível global.

Mistura de estilos

A facilidade de acesso à informação faz com que seja possível estar a par daquilo que acontece do outro lado do oceano, nas semanas de moda europeias, por exemplo. A possibilidade de assistir ao vivo a um desfile da Channel, da Dior ou da Balenciaga, por exemplo, mudou a forma como as pessoas consomem e desejam a moda.

Assim, é possível mesclar referências e criar novas identidades.  A joalheria contemporânea segue esse caminho, adotando o estilo Neo Vintage, que mistura o antigo com o atual para criar uma nova tendência.

Materiais e técnicas

As tecnologias modernas proporcionam formas diferentes de trabalhar, seja com novos métodos e novas técnicas de costura e manufatura ou com materiais mais resistentes, bonitos e confortáveis. Também permitem a descoberta de outras cores, outros tons e brilhos e além de formas variadas de se usar os acessórios, como o caso dos smartwatches.

A joalheria contemporânea se reinventa a cada estação. As peças passam a ser feitas de materiais como madeiras, sementes, metais, borracha, resinas e acrílico. A criatividade também confere ousadia aos acessórios, uma vez que os designers se empenham, cada vez mais, para criar desenhos totalmente diferentes, explorando, por exemplo, a assimetria como marca registrada dessa nova realidade.

O mercado atual

Num mundo onde tudo se copia com facilidade, o foco do mercado está em oferecer qualidade e inovação aos consumidores de moda e de luxo, garantindo que o produto adquirido é original e da melhor qualidade possível. Acompanhar as tendências para atender ao público também é algo fundamental para uma marca, considerando a constante demanda por novidades.

A personalização é uma das inúmeras oportunidades no cenário da joalheria contemporânea, pois o público tem buscado produtos e serviços exclusivos, que estejam de acordo com seu gosto e com sua realidade.

Gostou do nosso post? Então, que tal conferir nosso artigo sobre as oportunidades de crescimento para joalherias?

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?