• Home
  • Blog
  • A importância de ter fornecedores com certificado de garantia GIA
A importância de ter fornecedores com certificado de garantia GIA

A importância de ter fornecedores com certificado de garantia GIA

Quem atua no mercado de joias conhece a importância de oferecer ao cliente uma garantia da peça que ele está levando para casa. Quando se trata de uma joia que contem uma ou mais pedras preciosas, essa comprovação da autenticidade passa a ser primordial.

Joalherias que contam com fornecedores preocupados com a garantia de suas gemas estão cuidando da credibilidade de seu negócio e, mais ainda, evitando possíveis preocupações futuras. Confira no post de hoje por que é importante ter fornecedores com certificado de garantia GIA.

Você já ouviu falar no certificado de garantia GIA?

Existem inúmeros laboratórios ao redor do mundo que fornecem certificados de garantia de pedras preciosas. Neste artigo vamos focar no certificado GIA. Ele recebe esse nome pois é emitido pelo Gemological Institute of America ou Instituto Gemológico da América.

Trata-se de um laboratório independente, sem fins lucrativos, que não é propriedade de atacadistas ou varejistas de diamantes, o que lhe garante ainda mais idoneidade. É a entidade de classificação de diamantes maior, mais antiga e certamente uma das mais conhecidas e respeitadas do mundo.

Como é feito o certificado de garantia GIA?

Para emissão desse certificado, o GIA faz uma avaliação criteriosa da pedra, sempre de maneira imparcial. Nessa avaliação são considerados atributos como: descrição de cada parte da pedra, medidas (em milímetros), peso (quilate), classificação de corte, estilo de corte e forma, classe de cor, classe de clareza, simetria, grau de polimento, grau de florescência e outras características complementares.

Todo diamante certificado recebe um número único de inscrição, gravado à laser.  É importante saber que o GIA não cobra participação financeira para avaliar a autenticidade do diamante.

Por que esse certificado é importante?

Os diamantes são precificados de acordo com suas qualidades. Ou seja, uma pedra de cor F tem valor diferente em relação a uma de cor G. Outra de clareza SI1 também tem outro custo, se comparado ao de um diamante de clareza SI2. E essa quantia pode ser substancial.

Apesar disso, o que o GIA faz não se trata de uma avaliação da pedra. Sua certificação apenas dá um embasamento ao avaliador, que é quem realmente vai estabelecer o preço da joia. Por consequência, o comprador também fica mais tranquilo ao saber que o diamante tem exatamente as características apontadas pelo vendedor.

Por que escolher um fornecedor com certificado de garantia GIA?

A compra de um diamante exige cuidado e responsabilidade. Além do alto custo da pedra, geralmente existe um valor emocional por trás da escolha peça. Em caso de falsificação, o joalheiro pode sofrer inúmeros prejuízos, principalmente com relação ao valor de sua marca, que perderia a credibilidade.

Portanto, todo o respaldo é bem-vindo. Além da tranquilidade de ter em sua loja pedras autênticas, com o certificado GIA você terá a certeza de sua procedência. Ainda que lhe tome algum tempo, você pode confirmar a emissão do certificado para saber se ele é realmente verdadeiro e se está atualizado.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o certificado de garantia GIA. A Bautz acredita que o atendimento é o começo de uma parceria grandiosa. Por isso, está sempre à disposição para atender seus clientes individualmente, apresentando-lhes um catálogo próprio, de mais de 2 mil itens, além de soluções para tornar o seu negócio de joias ainda mais rentável.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?