• Home
  • Blog
  • Descubra como fazer a gestão de estoque da sua joalheria
Descubra como fazer a gestão de estoque da sua joalheria

Descubra como fazer a gestão de estoque da sua joalheria

Como anda a gestão de estoque de sua loja? Sabe que um sistema de armazenagem ineficiente significa que seu empreendimento está com dinheiro parado, certo? Quando organizamos o estoque de forma otimizada, conseguimos atender às demandas sazonais, picos de vendas inesperados e giramos melhor a mercadoria. As peças saem de acordo com os lançamentos das coleções adequadas e você tem muito mais previsibilidade de vendas.

Quer aprender como fazer uma boa gestão de estoque para sua joalheria? Então, acompanhe neste texto algumas dicas e controle melhor as entradas e saídas das mercadorias em sua loja. Confira e boa leitura!

Entenda porque a gestão de estoque é fundamental e prática para as joalherias

Organização é a palavra-chave! O seu calendário de vendas e prospecção é sempre revisado? Com quanto tempo de antecedência realiza seus pedidos ao fabricante de joias? Para a correta leitura do comportamento de consumo de seu público-alvo e para ter uma melhor previsibilidade em vendas você precisa, antes de tudo, se organizar, certo?

Caso contrário, o erro pode acontecer em fazer um pedido maior do que o necessário e ficar com peças “empoeirando” nas prateleiras, por exemplo.

Para evitar que parte do capital de sua empresa fique sem render, parado em peças de baixa procura ou de coleções pouco contextuais, é essencial que o gerente fique atento a alguns pontos. Vejas nossas dicas.

Atualizar sempre o calendário de vendas

Atender às vendas sazonais é o mínimo que cada lojista pode fazer. Se podemos ser pegos de surpresa e, de repente, estarmos de estoque vazio, podemos também ficar de olho nas principais datas e nos preparar para as vendas de maior previsibilidade.

Dia dos pais e das mães, natal e dia dos namorados são os acontecimentos de maior saída, fica a dica! Se o contexto da sua joalheria não condiz com essa afirmação, o mais correto é que você encontre seus períodos de maior vendagem comparando sempre com o cenário do ano anterior. Mas dificilmente fugirá das datas mencionadas.

Escoar as peças por ordem de entrada no estoque

Vendendo as peças que chegaram primeiro em sua loja, você evita que o estoque fique superado e permite apresentar sempre novidades aos clientes. Ter peças novas na vitrine indica que sua gestão de estoque acompanha as tendências e que as vendas vão bem! Quando o cliente percebe esse fator, atribui mais credibilidade ao seu empreendimento, já que ele é procurado por muitas pessoas.

Registrar rigorosamente entradas e saídas de mercadoria

Cada produto que entra e sai de sua joalheria precisa ser devidamente registrado. Não somente para que você tenha informações reais nas quais se basear, mas também para cumprir com todas as obrigações legais, concorda?

Use a tecnologia a seu favor

E para controlar tudo o que acontece em seu sistema de armazenagem, prefira a gestão informatizada. É muito mais prático, rápido, evita evasão de produtos, dispensa o uso excessivo de papel e você pode até acessar remotamente, quando não estiver presente na loja. Assim, pode ainda focar em tarefas que exigem mais do seu tempo e dedicação.

Entendeu como a gestão de estoque só tem a colaborar para o sucesso de seu negócio? Então, não perca tempo e comece a colocar em prática nossas dicas para ter uma joalheria muito mais organizada e clientes sempre satisfeitos.

E, se gostou do nosso texto, vai querer ler também este outro onde falamos sobre como lidar com a concorrência. Vai reparar que podemos aprender muito com quem já tem mais tempo de mercado. Até a próxima!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?