• Home
  • Blog
  • Entenda agora como é possível ter uma boa gestão de lojas
Entenda agora como é possível ter uma boa gestão de loja

Entenda agora como é possível ter uma boa gestão de lojas

Toda boa gestão de loja precisa partir de uma visão ampla do negócio. Os desafios se prolongam para além do dia a dia corrido, não é verdade? O gestor muitas vezes fica sobrecarregado com tantas atribuições: manter as contas em dia, os funcionários satisfeitos e produtivos e, ainda, o estoque limpo e organizado.

Pensando em facilitar um pouco a sua vida, vamos listar dicas que podem ser valiosas para otimizar a gestão e a rotina de sua joalheria. Acompanhe e saiba como administrar a loja, manter a ordem na casa e cumprir suas metas!

Finanças sob controle

Esse é um dos indicadores vitais de que tudo vai bem com o empreendimento, certo? Quando as contas a receber e a pagar estão dentro do programado, a gestão de loja respira aliviada. Sem contar que funcionários recebendo em dia trabalham mais satisfeitos e motivados.

Utilize ferramentas online para ajudar nesse processo de melhoria, afinal, a tecnologia está a nosso favor.

Gestão de pessoal

Manter os funcionários bem treinados e dispostos durante o trabalho pode ser um desafio. Mas saiba que não é somente uma boa compensação financeira que fará o colaborador se dedicar mais na função.

Um bom clima organizacional, sistema de reconhecimento e premiações também funcionam, portanto, fique atento! Trabalhe com metas para que todos saiam ganhando.

Metas para gestão de loja

Servem para nortear todo o processo de programação da loja. Com base nelas, você calcula o valor diário de cada vendedor, o nível de engajamento dos funcionários e o reflexo do funcionamento do negócio.

As metas servem para instigar os trabalhadores, manter os números em crescimento e os gerentes sempre em busca de melhorias.

Estoque atualizado

Novamente, utilize a tecnologia a seu favor e se informe sobre aplicativos e ferramentas que ajudem na atualização e gerenciamento do estoque. Dessa forma, é possível saber quais são os itens de maior vendagem, os produtos mais procurados e a hora de providenciar a reposição.

Conhecimento de público e mercado

É muito importante que você conheça o seu público e o mercado em que pretende atuar. Assim, saberá quais elementos buscar na hora de montar a identidade visual da sua loja e marca.

Fazer a correta leitura do mercado possibilita encontrar parceiros conceituados e ter sempre uma vitrine repleta de itens interessantes, que provoquem o público. Confira 3 fatores que devem ser avaliados para melhorar seus processos gerenciais:

1. Identidade da marca

Precisa ser visualmente bem definida. Escolha as cores e detalhes do design, e esse mote ditará o andar da carruagem da decoração da loja, uniforme dos empregados, embalagens e vitrines, por exemplo.

É necessário passar uma mensagem que reflita os valores da marca e que seja facilmente aplicável para diversos usos gráficos.

2. Comunicação

Para a gestão de loja, assim como para qualquer empreendimento, a comunicação com os colaboradores precisa ser franca e plena. Falhas nesse processo (tanto com empregados quanto com fornecedores ou clientes) trazem contratempos, fazendo com que as metas sejam prejudicadas.

Utilize comunicação via e-mail, aplicativos de mensagens. Para o público interno, agende reuniões quinzenais.

3. Fornecedores

Com a equipe bem treinada e a loja funcionando a todo vapor, você precisará de itens de qualidade para oferecer aos seus clientes. Conte com quem é conceituado no mercado e alie criatividade, versatilidade e qualidade.

É a certeza de receber as encomendas no prazo, ter um bom atendimento e trabalhar com o que há de melhor em joalheria.

Na má gestão, os estoques ficam desorganizados e desatualizados. Há problemas tanto para receber quanto para fechar as contas. Fique atento a esses indicadores que podem apontar indícios de falhas em seus processos.

Então, conseguiu aprender um pouco mais sobre gestão de loja? Esperamos ter ajudado e que as dicas sirvam para a melhoria da rotina no seu empreendimento.

Se você quer ficar por dentro de outros assuntos semelhantes, siga e acompanhe a nossa página no Facebook! Até a próxima!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?