• Home
  • Blog
  • 5 elementos de decoração de joalheria que afetam a experiência do cliente
5 elementos de decoração de joalheria que afetam a experiência do cliente

5 elementos de decoração de joalheria que afetam a experiência do cliente

O comportamento do consumidor mudou. A aquisição de um produto, antes determinada muito mais por sua qualidade e preço, hoje, depende também de diversos outros fatores para acontecer. Esses elementos podem ser bem resumidos em um termo: experiência de compra.

A experiência de compra nada mais é do que o conjunto dos elementos que influenciam o consumidor a tomar certa decisão de compra no ponto de venda. São vários e, muitos deles, subjetivos.

Hoje, daremos destaque aos elementos físicos, ou seja, à ambientação de uma loja e ao quanto ela pode ser relevante na experiência de compra do consumidor, especialmente no segmento das joalherias.

Quer entender como isso se aplica na prática? Continue lendo este artigo e descubra dicas de decoração de joalheria que vão influenciar diretamente nos resultados de sua marca. Confira!

1. Cores

Cada cor carrega consigo uma mensagem e, consequentemente, um tipo de influência sobre quem a observa. Pensando nisso, é fundamental que o layout de uma loja de joias seja pensado, considerando as peculiaridades desse tipo de produto.

Como são de peças de luxo, feitas com materiais nobres, as cores utilizadas no mobiliário e até na própria identidade visual da marca podem remeter a essa ideia de riqueza e preciosidade.

A dica é dar preferência às cores claras, que proporcionam mais conforto e tranquilidade na hora da compra, já que joias não são peças a serem compradas rapidamente.

2. Mobiliário e iluminação

A escolha do mobiliário adequado a uma loja de joias pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor. Tudo deve ser bem pensado, de modo a enaltecer as características das joias e também a personalidade da marca.

Sendo assim, prefira balcões amplos, com design moderno ou luxuoso, e distribua também alguns espelhos, que trazem requinte ao espaço, refletem as luzes do ambiente e o fazem parecer mais amplo.

A iluminação deve ser agradável, com luminárias bem distribuídas, pendulares e de teto, direcionadas às peças para enaltecer seu brilho e permitir melhor visualização dos detalhes.

Lembre-se também de proporcionar conforto aos clientes enquanto fazem suas compras, incluindo alguns pufes e poltronas ao longo do espaço.

3. Disposição das peças

A organização de uma loja de joias é fundamental. Cada peça deve ter o seu devido espaço e destaque. Por isso, escolha expositores, painéis, estantes, organizadores e tudo mais que demonstre elegância, sofisticação e também cuidado com cada item. Acrescente objetos criativos para incrementar a decoração e torná-la mais despojada.

Nas vitrines, evite expor muitas joias ao mesmo tempo para não desviar a atenção dos seus clientes entre tantas opções.

4. Experiências sensoriais

Além de todos os itens visuais, lembre-se de cuidar da experiência sensorial de seu cliente no ponto de venda. Isso significa aguçar seus demais sentidos, como tato, olfato, audição e paladar.

Para o tato, convide-o a experimentar a peça, sentindo seu material, textura e acabamento. Opte também por apresentá-la em uma superfície agradável ao toque.

Já o olfato pode ser estimulado com uma fragrância suave no ambiente. Que tal criar uma específica para a sua marca?

A audição requer uma trilha sonora tranquila e relaxante, que convide o consumidor a entrar e a permanecer na loja por quanto tempo for necessário até encontrar a joia ideal.

Por fim, o paladar pode ser agraciado com uma bela taça de prosecco ou ainda, com os tradicionais sucos, café, chá e água. Há também algumas lojas que oferecem balas e petit fours com o nome da marca estampado na embalagem.

5. Segurança

Todo o projeto arquitetônico de uma joalheria deve priorizar a segurança de clientes, funcionários e das próprias peças, que, por seu alto valor agregado, são muito visadas.

A solução é optar por vidros blindados, câmeras de vigilância, sistema de alarmes, trancas reforçadas e também a presença de seguranças treinados. Todo esse cuidado, além de dificultar a ação de pessoas mal intencionadas, também agrega valor às peças e à marca, dando a impressão de que são ainda mais preciosas.

Percebeu como decoração de joalheria é um tema mais simples do que você imagina? Para mais dicas como essas, siga a Bautz nas redes sociais, Facebook e Instagram. Até a próxima!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?