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4 dicas para desenvolver embalagens para joias

8 dicas para desenvolver embalagens para joias

As embalagens são os cartões de visita de uma marca. Quando presenteamos alguém ou quando somos presenteados, o primeiro contato que temos com o presente que recebemos é o embrulho que o envolve. No caso das embalagens para joias, não é diferente.

Quando a embalagem é bonita, ela causa uma boa impressão e se torna referência de bom gosto. Além disso, ela é responsável pela primeira comunicação estabelecida com o consumidor. A partir da embalagem, as pessoas já conhecem um pouco da personalidade e das intenções, tanto do produto quanto da marca.

Por isso, é sempre interessante pensar para além da função inicial de um embrulho e desenvolvê-lo de forma criativa e especial. Neste post, demonstraremos 8 dicas sobre como desenvolver embalagens para joias. Confira!

1. Use a identidade da marca

Ter uma marca com uma identidade visual bonita é o primeiro passo para criar boas embalagens. O segundo aspecto importante é a personalidade da marca propriamente dita, que traduz os valores e expressa o que ela pretende transmitir.

A embalagem é uma importante peça de comunicação de uma marca. Ela é o cartão de visitas, é o que causa a primeira impressão. Portanto, é essencial ter o cuidado de criar uma embalagem que esteja dentro dos padrões da identidade e personalidade da marca, como cor, formato, tipografia e todos os outros aspectos.

Oferecer produtos personalizados também é algo fundamental para uma empresa que vende produtos de luxo. Quando se percebe que o cuidado e a preocupação com o cliente começam já na embalagem, é possível agregar muito valor ao produto e à própria marca em si.

2. Tenha uma embalagem para cada produto

Crie um modelo de embalagem para cada produto oferecido. Se você vende um anel, a caixa deve ser adaptada para o tamanho do produto. Não ofereça um estojo ou uma caixa grande demais. Prefira o formato cúbico para os anéis, os retangulares e alongados para as pulseiras e os quadrados para colares e gargantilhas.

Faça também peças de suporte, como os pequenos saquinhos de tule ou de camurça. Ofereça condições para que o cliente conserve as joias com cuidado.

3. Valorize o interior das embalagens para joias

Não basta que a parte exterior da embalagem seja bonita. Para um mercado exigente como o de joias e produtos de luxo, o cuidado deve ir muito além do da beleza exterior.

Uma boa dica é revestir o interior dos estojos e das caixas com veludo ou cetim. Use as mesmas cores do revestimento ou opte por cores que sejam visualmente marcantes. Use as texturas diferentes e agradáveis, explore o tato e deixe que os seus clientes se sintam realizados ao possuírem não só joias bonitas, mas embalagens especiais e belas.

4. Pense também nas sacolas

Além dos estojos e caixas para guardar as joias, é preciso pensar nas sacolas que serão entregues para os clientes no ato da compra. Use sempre materiais de qualidade, que não amassem ou rasguem com facilidade.

Novamente, pense nos tamanhos ideais para cada produto. Não fica legal oferecer uma sacola imensa para um pequeno anel de diamantes ou uma sacola que não é capaz de acomodar com folga o estojo de uma gargantilha.

5. Quebre padrões

As embalagens para joias que fogem dos padrões tradicionais também marcam pontos com os consumidores. É possível utilizar cores, formatos ou mesmo materiais diferentes, buscando transmitir um posicionamento da marca ou se identificar com o seu público-alvo.

Outra possibilidade é inovar na funcionalidade e na praticidade da embalagem. Pense na experiência que ela vai proporcionar e lembre-se de que a sua função não precisa ser somente proteger o produto antes de ele ser aberto.

Atribuir uma nova função ajuda a dar um toque especial, chamando a atenção das pessoas e fazendo o produto se destacar dos demais. Por exemplo, e se a embalagem também servir como um porta joias? Seria um diferencial capaz de atrair grande interesse!

6. Use a estética como estratégia

O fator estético tem grande impacto na mensagem e nos sentimentos que a embalagem transmite. O modo como as formas, as cores e os materiais são combinados ajuda a passar sensações e a criar uma determinada identidade para o objeto.

Por isso, é muito importante pensar na personalidade da joia e nas emoções que se deseja alcançar com ela, para então identificar o design e a estrutura mais adequados para a embalagem. É possível se valer, por exemplo, de diferentes texturas, transparências ou brilho, dentre outros elementos para atingir a estética ideal.

7. Pense nas formas

Muitas vezes, o formato é o ponto mais característico de uma embalagem. Ele pode ser aquilo que a torna especial ou que faz os consumidores pensarem na sua marca. Sabe quando colocamos os olhos em uma embalagem e o nome de uma marca já surge em nossa mente? O formato do embrulho pode ser um dos responsáveis por esse atrativo.

Desse modo, sempre que se for pensar em um novo design, é interessante avaliar como as formas podem ser empregadas a seu favor. Com a tecnologia de hoje, as possibilidades de inovar e criar algo único são ainda mais amplas.

As joias não precisam, necessariamente, ser sempre embaladas nos mesmos sacos ou caixas tradicionais. Explore sua imaginação e crie algo com identidade própria!

8. Valorize datas e momentos especiais

Outra ideia que ajuda a dar destaque é criar embalagens diferentes para ocasiões especiais. Valorize datas como o Natal ou o Dia dos Namorados para fugir do padrão de costume e fazer algo novo, atribuindo ainda mais significado ao seu produto.

Identifique os eventos que mais se adequam às características das joias e invista neles. Não precisa se limitar a feriados ou datas comemorativas gerais: você pode criar embalagens para joias próprias para presentes de casamento, aniversários, formaturas etc.

Embalagens para joias bonitas e bem-acabadas representam a cereja do bolo para fidelizar clientes. Afinal, mais do que vender o produto, é necessário vender uma ideia, vender a essência e o espírito da sua marca. Tratando-se do mercado de produtos e serviços de luxo, é essencial que cada aspecto do processo de venda esteja perfeitamente alinhado às expectativas dos clientes mais exigentes.

Esperamos que essas dicas ajudem você a desenvolver embalagens para joias. Continue se inspirando e confira mais ideias em nosso post sobre o mostruário para joias ideal para sua loja.

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