• Home
  • Blog
  • Conheça 5 dicas de conservação de jóias para aplicar em joalherias
dicas de conservação de joias

Conheça 5 dicas de conservação de jóias para aplicar em joalherias

Joias são artigos especiais que merecem atenção tanto por parte de quem as adquire quanto das joalherias que as vendem. Por ser um produto com alto valor agregado, é fundamental fazer um investimento em conservação para garantir a durabilidade do estoque e mostruário. Logo, vale a pena conhecer algumas dicas de conservação de joias para aplicar na sua joalheria.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto e ainda mostraremos as especificidades de alguns dos materiais mais comuns em joias, como ouro, prata, pérolas, entre outros. Continue conosco e saiba como manter essas peças sempre bonitas e prontas para serem comercializadas!

Descubra 5 dicas de conservação de joias

1. Tenha cuidado com a água

Uma das dicas mais importantes em relação à conservação de joias é o cuidado com a água. Apesar de ser um elemento utilizado muitas vezes para a limpeza, ela não é adequada para todas as joias. Nas pérolas, por exemplo, a água não deve ser usada em hipótese alguma.

No entanto, é possível utilizá-la em algumas situações, como, por exemplo, para limpar prata e ouro. Uma maneira segura e fácil de fazer isso é usar a água em temperatura morna junto a um sabão neutro líquido. Deixei-as de molho nessa solução por cerca de 10 minutos, depois use água limpa e seque-as bem com um pano limpo e macio.

Mas lembre-se: caso a joia tenha couro ou materiais têxteis em sua composição, essa dica não vale, já que a água pode causar danos irreversíveis às peças.

2. Conserve as joias em local arejado e com pouca luz

Excesso de calor, umidade e luz danificam joias de todos os tipos. As pérolas, por exemplo, podem perder seu aspecto belo quando exposta ao sol ou luz intensa.

Já o ouro e a prata não devem ser colocados em contato com a luz direta, pois podem ter a sua cor alterada. Consequentemente, isso pode fazer com que essas peças fiquem presas no estoque, já que não estarão em seu aspecto natural. Além disso, um local úmido e abafado também pode danificar as joias.

3. Limpe as joias com bastante cuidado

Prata, ouro, pérolas e outras pedras preciosas devem ser limpas com muito cuidado. Como são experimentadas por muitas pessoas, é importante que, após o uso do cliente, seja limpa com uma flanela seca que não solte pelos, evitando assim acúmulo de resíduos como cremes, perfumes e outros.

O cuidado também deve estar na hora de separá-las. O ideal é que as joias não fiquem juntas e tenham um espaço predeterminado, assim, não se chocarão, nem quebrarão ou ficarão arranhadas. De preferência, envolva-as em um tecido de seda ou coloque-as em caixas próprias e separadas, revestidas por veludo.

4. Não use produtos químicos inadequadamente

Muito cuidado na hora em que estiver limpando as joias. Existem produtos específicos para cada tipo de peça, mas cloro, acetona, álcool e outros solventes não devem ser passados pelos acessórios, principalmente, de ouro e prata.

Logo, é importante perguntar ao fabricante as especificidades de cada joia e o produto adequado para limpá-las. Não se esqueça: nada de passar escova dura para retirar resíduos, já que pode riscar os acessórios.

5. Tenha cuidado ao guardá-las

Os seus funcionários devem estar treinados para garantir que as dicas de conservação de joias sejam aplicadas corretamente nas joalherias. Também é importante que usem luvas adequadas para manuseá-las.

Além disso, todas as peças devem ser dispostas em locais onde não sofram com intempéries do ambiente. Por isso, um design adequado de loja é fundamental, ou seja, luz baixa, local de exposição e armazenamento planejado para receber as joias.

Como vimos nas dicas de conservação de joias, essa ação constitui-se um investimento para o seu estoque, mantendo-o por mais tempo.

E então, tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer contar alguma dica que utiliza na sua joalheria? Deixe o seu comentário!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?