• Home
  • Blog
  • Cuidados com joias: como fazê-las durar mais
Cuidados com joias: como fazê-las durar mais

Cuidados com joias: como fazê-las durar mais

Quem trabalha com joias, sabe que essas não são apenas peças de alto valor financeiro, mas também sentimental. Por isso, devem ser tratadas e conservadas da melhor maneira possível para evitar possíveis desgastes e encantar seus clientes.

Mesmo que os seus produtos sejam feitos com materiais nobres e se mantenham bem guardados nos expositores, ainda é possível que essas peças oxidem ou percam brilho devido ao tempo em que passam em locais fechados e sem nenhum tipo de manutenção.

Nesse post, você vai ficar por dentro de alguns cuidados com joias para garantir sua beleza e durabilidade. Confira!

Armazenagem

A umidade é capaz de causar danos irreversíveis às joias preciosas. Por isso, todas elas devem ser expostas em um local limpo e seco.

Você pode usar um expositor com divisórias ou forrar suas peças individualmente com um tecido macio (como flanela ou veludo) para mantê-las conservadas. Em hipótese alguma coloque todas as peças juntas em uma caixa sem compartimentos, pois qualquer deslize ou fricção é capaz de arranhá-las.

Pelo menos uma vez por mês, retire todas as joias de seus respectivos expositores para verificar se há desgastes ou partes soltas.

Limpeza

Um dos cuidados com joias mais importantes que você deve ter em mente diz respeito a limpeza. Desconfie de produtos ou fórmulas prontas, que prometem peças praticamente novas sem esforço. Algumas dessas misturas contém abrasivos, capazes de corroer os materiais que compõem as suas preciosidades.

Outros produtos que você jamais deve usar são acetona, pasta de dente, cloro ou álcool. Essas fórmulas são muito cogitadas por quem acredita estar a conservando sua peça, mas, na verdade, ajudam a reduzir a sua durabilidade.

A sua melhor amiga para limpar qualquer tipo de joia será sempre uma flanela macia e limpa. Caso você sinta a necessidade uma limpeza mais profunda, utilize água corrente e um sabão de coco para prevenir manchas e remover impurezas. Mas atenção! É preciso secá-las bem após a lavagem para evitar a oxidação (com exceção das joias com pérolas, que não podem ser molhadas em hipótese alguma).

Conservação

Não deixe que suas joias permaneçam expostas durante muito tempo à luz solar direta ou qualquer outra fonte de calor. Mantenha-o também a salvo da poluição do ar, que pode acelerar a oxidação em joias de prata.

Para evitar danos em pedras e pérolas, procure sempre manusear a peça pelo aro ou parte de metal. Até os diamantes, que são considerados indestrutíveis por muita gente, podem sofrer arranhões e manchas, principalmente quando em contato com superfícies gordurosas, como a pele dos dedos.

Por fim, não se esqueça de orientar o seu cliente sobre os cuidados com joias para que ele possa manter a conservação de suas peças em casa. Explique que ele não deve dormir, nem usar sauna ou piscina enquanto utiliza seus produtos e peça para que ele evite a aplicação de perfumes e hidratantes sobre a superfície da joia.

Gostou de aprender os principais cuidados com joias? Quer continuar por dentro das novidades e dicas sobre joalheria? Então curta e siga a nossa página no Facebook!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?