• Home
  • Blog
  • Ultra Violet: conheça agora cor do ano de 2018 pela Pantone
Ultra Violet: conheça agora cor do ano 2018 pela Pantone

Ultra Violet: conheça agora cor do ano de 2018 pela Pantone

Você já ouviu falar em Ultra Violet? É a cor do ano 2018, segundo a empresa gráfica Pantone. Portanto, é bem provável que suas clientes já tenham visto o tom em desfiles e até mesmo pelas ruas colorindo roupas, sapatos e acessórios. Como você se preocupa em levar o melhor para elas, por que não oferecer joias nesse tom?

Quer saber mais sobre a escolha da Ultra Violet e quais pedras têm a cor do ano 2018? Confira tudo neste post!

O que é Pantone Inc.?

É uma empresa americana mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores, considerado padrão na indústria gráfica. Desde 1999, a Pantone elege a cor do ano que influencia diretamente a moda e a decoração de ambientes. Ela anuncia o tom em dezembro do ano anterior, e a primeira (a do ano 2000) foi o Azul Cerúleo.

A empresa possui uma divisão ― a Pantone Color Institute ― que faz o trabalho de pesquisa de cores para o próximo ano. Cada tom possui um nome e número específicos. Segundo a empresa, a escolha se dá baseada nas emoções culturais da época. Baseada nos estudos do instituto, a Pantone opta pela cor que define as questões e vitórias do momento e que provavelmente vão se perpetuar no ano seguinte. A ideia é trazer equilíbrio.

Os tons escolhidos pela empresa tornam-se tendências de moda e beleza ― roupas, maquiagens e acessórios com variações da nuance começam a aparecer em todas as vitrines. É só se lembrar da cor do ano 2013 (Emerald) e como ela influenciou na venda de esmeraldas. Já em 2016, o Rose Quartz apareceu tantas vezes que sua variação Rose Gold continua ditando moda nas joalherias.

Por que Ultra Violet é a cor do ano 2018?

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, o Ultra Violet evoca a criatividade e a imaginação necessárias nos dias atuais. O tom de roxo indígena, derivado do azul escuro, é inspirado no cosmos e nos mistérios do céu noturno.

A marca também associou a cor a ícones da contracultura, como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix. Novamente remetendo ao mistério, a escolha é também uma busca pela espiritualidade associada à cor, que costuma ser usada em espaços de meditação.

Quais pedras possuem a cor do ano 2018?

Veja quais gemas trazem o tom Ultra Violet:

Ametista

Considerada pela Igreja Católica uma das pedras mais preciosas no século XVIII, a cor púrpura da gema já remetia à espiritualidade na época. Hoje, a ametista traz sua elegância clássica ao design contemporâneo, fazendo uma maravilhosa combinação com ouro rosé.

A ametista é uma variação violeta do quartzo e é a pedra do anel de formatura do curso de Letras, pois simboliza o esclarecimento.

Kunzita

Por causa do manganês, essa pedra tem uma coloração que pode variar do rosa ao púrpura mais claro. Ela também contém uma alta quantidade de lítio, usado para tratar problemas psíquicos. Portanto, a kunzita é considerada um mineral calmante.

Turmalina

A turmalina tem uma composição muito rica ― daí a sua variação de cores tão ampla. A versão violeta da pedra traz o tom semelhante ao Ultra Violet. Para os gemoterapeutas, suas propriedades são mais voltadas ao amor e ao controle de obsessões e depressão.

Tanzanita

Chamada de pedra da vida, sua gema chega a ser 10 mil vezes mais rara que o diamante. A tanzanita é uma variação azul e violeta do mineral soizite e ficou muito conhecida graças à joalheria Tiffany & Co. Foi descoberta nos Montes Meralani, no norte da Tanzânia. Suas propriedades também estão ligadas ao controle de depressão, ansiedade e obsessões.

Remetendo ao mistério do céu noturno e à espiritualidade, o Ultra Violet é a cor do ano 2018. Seu tom marca os problemas e conquistas da época, além de ser uma tendência fortíssima da moda contemporânea. Portanto, não deixe de oferecer no seu portfólio joias que tenham essa nuance.

Gostou de saber sobre a Ultra Violet e as joias com a cor do ano 2018? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui no post!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?