• Home
  • Blog
  • Entenda por que as pessoas compram joias
Comprar Joias

Entenda por que as pessoas compram joias

Desde as civilizações mais antigas o homem usou joias para se diferenciar de seus pares na sociedade. Foi ainda na antiguidade que essas peças ganharam status e eram usadas para expressar crenças e, até mesmo, como elemento de proteção. O fato é que o homem sempre teve fascinação por comprar joias.

Mas, e hoje? Qual a relação do homem com as joias? Continue a leitura e entenda por que as pessoas fazem essas aquisições na atualidade. A partir disso você entenderá melhor seu consumidor.

A moda como uma das razões para comprar joias

Joias são eternas, isso é fato. No entanto, mais do que peças atemporais, as pessoas procuram por essas preciosidades para ficarem na moda. Afinal, com tantas opções no mercado trabalhadas por designers a cada temporada, uma joia ajuda a compor o visual, denotando a ele elegância e bom gosto.

O luxo

Como dissemos, as joias eram sinônimo de status na antiguidade e elas continuando sendo. Portar peças com pedras e metais preciosos fazem com que as pessoas façam associações ao luxo. Segundo uma pesquisa feita pelo SPC, os brasileiros ainda fazem uma associação do conceito com a ideia de poder consumir o que desejar, associando-a a produtos de alta qualidade.

A espiritualidade

Para algumas pessoas as joias têm um significado muito especial. Mais do que luxo, as peças têm representação espiritual e sentimental. Isso acontece especialmente quando as peças lembram um ente querido.

No entanto, não é só isso. Muitas pessoas as compram, pois acreditam que elas são capazes de afastar energias negativas, criar uma conexão com as divindades e oferecer alguma proteção. Essa significação vem desde o surgimento das joias e até hoje é o que leva muitos indivíduos a adquirirem essas peças.

Ao investimento financeiro

As joias são uma excelente opção de investimento e muitas vezes a compra está embasada nesse princípio. Entre os motivos estão:

  • Valorização da peça: diferentemente de outros bens as joias não se desvalorizam, ou seja, não perdem valor com o passar do tempo.
  • Aplicação segura: em momentos de valorização do ouro, os valores das peças podem subir bastante. Além disso, é fato que o investimento é mais seguro do que outros diretamente atrelados ao mercado.
  • Aluguel: uma tendência crescente no mercado é o aluguel de joias, o que pode ser uma alternativa de renda bastante atrativa para quem possui essas peças.

A lembrança marcante

Por último, mas não menos importante, precisamos ressaltar o fato de que a compra de joias é muitas vezes motivada por ser um objeto marcante, que tem alto valor sentimental.

Veja o exemplo dos anéis de formatura, noivado, peças comemorando nascimentos, aniversários de matrimônio, entre outros. Todas essas datas são marcos na vida de uma pessoa e a joia é uma forma de tornar esse momento ainda mais especial.

As joias sempre foram e continuarão sendo um objeto de consumo para as diferentes classes. Como vimos, existem vários motivos que levam uma pessoa a adquirir uma peça de alto valor, como moda, luxo, espiritualidade, investimento e lembrança.

Cada um tem os seus motivos para comprar joias. Por isso, cabe aos empresários do ramo de joalherias entenderem o perfil dos consumidores para poder oferecer peças e serviços cada vez melhores. Para saber mais, acesse o artigo que preparamos sobre o assunto!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?