• Home
  • Blog
  • Afinal, como ser um gerente de joalheria de sucesso?
Afinal, como ser um gerente de sucesso?

Afinal, como ser um gerente de joalheria de sucesso?

Estar à frente de um negócio de joias, de pessoas e equipes inteiras é uma responsabilidade muito grande. Se você já atingiu esse patamar profissional, ou pretende chegar nele um dia, tenha certeza de que vai precisar de muito mais que habilidades de gerenciamento para alavancar sua carreira. Não há um método exclusivo de como ser um gerente de sucesso de uma joalheria. É preciso muito trabalho, perseverança e conhecimento profundo da atividade e de seus colaboradores.

Você acredita no seu potencial? Então, está no lugar certo. Neste post, separamos algumas dicas infalíveis de como bons gerentes devem agir. Podemos começar?

Esteja sempre pronto para mediar e resolver conflitos

Diariamente, você vai lidar com diferenças dentro do ambiente de trabalho. Isso é normal. São todos humanos, e cada qual terá suas dificuldades, desejos e visões sobre o negócio. No entanto, cabe ao gestor saber se posicionar, medir e solucionar esses conflitos internos. É preciso não tomar partido. Você deve sempre adotar uma postura racional e tentar colocar um ponto final nos problemas e direcionar o foco às tarefas, metas e prazos.

Saiba dar e receber feedbacks

Provavelmente você já viu frases, abriu charges em sites ou, até mesmo, já leu livros sobre a diferença entre chefes e gestores (quem não conhece a velha história do Monge e o Executivo?). Apesar do assunto ser batido, é normal que lideres ainda tropecem nesse conceito. Imagine o caso: um profissional de 35 anos é promovido a gerente da joalheria e, a partir daí, passa a apenas dar ordens. Como reagiriam os demais colaboradores? É preciso sempre se ver como parte da equipe e saber dar e receber feedbacks de forma construtiva.

Seja resiliente às dificuldades

Um dos princípios básicos de como ser um gerente de sucesso é ter resiliência. O negócio de joalheria não é fácil e, muitas vezes, algumas situações podem não sair como previsto, como em qualquer outro ramo. Entretanto, o profissional experiente jamais vai perder o centro ou gritar, por exemplo. É preciso controlar, pensar e agir para contornar as dificuldades. Lembre-se de que você é o líder e deve garantir a calma e a confiança de seus colaboradores.

Absorva cada vez mais conhecimento

Imagine só: João tem 45 anos, pós-graduado e bem-sucedido como gerente de uma joalheria. Um de seus funcionários, bem mais jovem, comenta que leu na Internet sobre uma nova tecnologia para vendas e que acredita ser útil na loja. Porém, João, com sua vasta experiência, não dá muita atenção. Semanas depois, percebe que a loja concorrente passou a usar a tal ferramenta e disparou com as vendas.

Por isso, você nunca deve se contentar com o que já sabe. Aprender e se atualizar é sempre fundamental. E isso não se limita somente aos aprendizados acadêmicos.

Faça acontecer

Não tem como ser um gerente de sucesso em uma zona de conforto. Você acha que sua joalheria pode alcançar outros rumos? Pode inovar e se destacar no mercado por meio de uma ideia sua? E o que está esperando? Se você tem uma intuição, confia em seu potencial e de sua equipe, é hora de agir. Iniciativa e proatividade podem ser a sua chave de como ser um gerente de sucesso.

Essas dicas são fundamentais para você acreditar ainda mais em suas habilidades de gestão e torná-las práticas para alcançar seus objetivos profissionais.

Agora que você sabe como ser um gerente de sucesso da sua joalheria, conheça mais a fundo as oportunidades do mercado de joias.

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?