Para empreendedores, o ano de 2022 pode ser um bom momento para investir no mercado de joias. O sucesso, porém, depende de uma boa preparação. Por isso, montamos este conteúdo para você saber como montar uma joalheria de sucesso.
Isso se faz necessário pois depois de um período de recessão ocasionada pela pandemia do coronavírus, o mercado de joias está em ascensão no Brasil.
No último Natal, empresas do setor, de todos os portes, registraram crescimento em suas vendas. O resultado traz grandes expectativas para o ano de 2022. Se o seu objetivo é apostar em um mercado com grande potencial, prossiga na leitura deste post!
1. Avalie a concorrência
O mercado de joias não é muito pulverizado no Brasil. Embora tenhamos algumas redes grandes em operação, o número de lojas não é tão elevado. Ou seja, há espaço para novos empreendimentos.
Porém, como em todo o negócio, a etapa de avaliação da concorrência é importante. Verifique se, na sua cidade ou região, existem joalherias em operação e busque todas as informações possíveis sobre seus resultados, público-alvo, etc.
2. Defina um público-alvo
Além de avaliar a concorrência, definir um público-alvo é pré-requisito para determinar o perfil do seu negócio. O cliente que compra joias geralmente tem uma situação econômica estabilizada, mas há diferentes nichos neste universo.
Seu público-alvo pode ser formado por clientes mais jovens ou de mais idade, por exemplo. Você também pode definir o público pela sua capacidade de compra.
Há pessoas que adquirem joias de valor mais em conta e outras de alto poder aquisitivo, que se interessam pelas peças mais valiosas.
Esta definição é importante para determinar o perfil do seu negócio e do mix de produtos que será oferecido.
3. Escolha a melhor localização
Concorrência, público-alvo e perfil do negócio determinam, entre outras decisões, a localização da sua loja. Ela deve ser acessível a seus clientes, mas, preferencialmente, livre dos seus principais concorrentes.
Atualmente, os shoppings são pontos interessantes para as joalherias. Afinal, eles aliam segurança e proximidade com o público que compra joias. Porém, é preciso analisar com critério o perfil do shopping escolhido.
4. Invista em uma boa estrutura para a loja
Sobre a estrutura da joalheria é preciso considerar algumas características intrínsecas ao negócio. A sofisticação, por exemplo, sempre é positiva. Ela aparece em itens como vitrines e iluminação diferenciada.
Entretanto, a joalheria também deve primar pela segurança. Além do cliente se sentir seguro em sua loja, seus estoques também devem estar protegidos.
Vale lembrar que os funcionários também fazem parte da estrutura da sua joalheria. Logo, a seleção precisa ocorrer de acordo com o perfil que você almeja e treinados de acordo com o seguimento do seu negócio.
5. Escolha seus fornecedores
Por fim, mas não menos importante, está a escolha dos fornecedores da sua joalheria. Afinal, mais importante do que uma loja sofisticada é que o seu produto encante ao seu cliente.
Peças diferenciadas e exclusivas, que acompanhem as tendências mais atuais de design de joias têm maior propensão de interessar aos clientes mais exigentes. Por isso, capriche na definição de seus fornecedores.
Estes são alguns pontos muito importantes para se levar em consideração quando o assunto é como montar uma joalheria. Para o empreendedor que não é do ramo e não sabe como montar uma joalheria, este é um ótimo ponto de partida.
Então, se este é o seu caso, deixamos uma dica especial: fale conosco, conheça nossa produção de joias e descubra como podemos contribuir para o sucesso do seu empreendimento.