• Home
  • Blog
  • Certificado de autenticidade de uma joia: qual a sua importância?
Certificado de autenticidade de uma joia: qual a sua importância?

Certificado de autenticidade de uma joia: qual a sua importância?

Como definir a veracidade de uma joia? Sem a avaliação de um especialista é praticamente impossível afirmar se uma peça foi produzida com pedras preciosas ou com materiais de menor valor.

Dessa forma, a fim de atestar a qualidade do produto, é preciso que a joalheria forneça o certificado de autenticidade da joia. Neste post, você vai entender a importância desse documento, como ele é elaborado e de que forma pode ser utilizado para fidelizar a clientela. Boa leitura!

Afinal, o que é o certificado de autenticidade de uma joia?

O certificado de autenticidade de uma joia é um documento que atesta a qualidade dos componentes que formam a peça. Ou seja, é a salvaguarda que o comprador tem de que o material utilizado é de fato precioso e está em conformidade com o anunciado.

A própria joalheria que comercializa a joia deve fornecer o certificado, que também garante certos serviços de manutenção da peça, como polimento, ajuste de garras e limpeza. Em um mercado cuja clientela é exigente, oferecer esse aval é determinante para o sucesso da joalheria.

Por que o certificado é importante?

O mercado de joias oferece terreno para vendedores mal-intencionados e oportunistas. Assim, oferecer ao consumidor o aval de um especialista demonstra a idoneidade da loja e contribui para formar uma imagem positiva da marca.

O documento de autenticidade demonstra seriedade e comprometimento com a qualidade do produto vendido. Esses atributos são essenciais para conquistar a confiança do cliente e fidelizá-lo à joalheria. A partir da construção desse relacionamento fica muito mais fácil alavancar as vendas do negócio.

A verificação da autenticidade também é muito importante para quem quer comprar joias como um investimento pessoal. Esse ramo pode ser bastante lucrativo, mas para ter sucesso é preciso um avaliador de confiança.

Como é emitido o documento?

Existem laboratórios especializados na emissão de certificados de autenticidade de pedras preciosas. O material passa por exames técnicos feitos por um profissional habilitado para isso.

Em geral, os serviços de avaliação são realizados sob agendamento prévio e os valores oscilam conforme a dificuldade e o número de pedras enviadas para verificação. O resultado é um estudo esmiuçado do material. Nele ficam indicadas a época de fabricação, o peso e a qualidade do material empregado para confecção.

O que deve constar no certificado de autenticidade?

O certificado de autenticidade deve reunir a descrição detalhada da constituição da joia. Assim, além da nomenclatura internacional dos avaliadores de gemas e joias, constam no documento a forma de lapidação, a classificação de cor e de pureza, o peso, a quantidade e os tipos de pedras utilizadas na peça.

A pedra de diamantes, por sua vez, possui um atestado especial: o certificado de diamante. A joia é avaliada conforme o peso, os graus de peso e cor e o tipo de lapidação.

Como você pôde observar, a elaboração do certificado de autenticação é imprescindível para demonstrar o comprometimento da joalheria com a qualidade dos produtos comercializados. A partir da análise de um especialista, é possível separar os bons vendedores dos oportunistas. O resultado é o fortalecimento do negócio com a confiança da clientela e o fortalecimento da imagem da marca.

Agora que você conhece a importância do certificado de autenticação, que tal conhecer as vantagens de apostar no design de joias para o seu negócio? Confira neste post!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?