• Home
  • Blog
  • Conheça as principais características das joias de ouro amarelo
Conheça as principais características das joias de ouro amarelo

Conheça as principais características das joias de ouro amarelo

O ouro é uma das matérias primas mais apreciadas no mundo das joias. Seu uso no design é um dos mais diversos, sendo possível moldá-lo em uma infinidade de formatos e peças: brincos, anéis, colares, correntes, piercings e até mesmo dentes podem ser feitos com o metal. É um material que não sofre corrosão por ácidos e sais, preservando suas características. 

Confira as principais características das joias de ouro amarelo em nosso artigo:

O ouro

O ouro é um metal extremamente maleável, portanto pode ser moldado em diversas formas sem que perca a suas características e, caso a peça amasse ou arranhe, ainda existe a opção de derretê-la para criar uma nova joia do zero. Poucos materiais são tão versáteis como o ouro amarelo.

Entretanto, o ouro amarelo por si só não é capaz de manter a sua forma. Para que seja moldado em outras peças, é preciso misturá-lo com outros metais, criando assim uma liga metálica. Essa liga, mais dura e resistente é o que dá origem às infinitas possibilidades de joias de ouro amarelo.

Tal mistura de metais acaba modificando a pureza do ouro. Quanto maior a porcentagem de outros materiais e, consequentemente, menor a quantidade do ouro puro, menor o quilate da joia.

Embora o amarelo seja a cor mais tradicional, o ouro também existe em outras cores como o ouro negro, o ouro branco e o ouro rosé. As tonalidades variam de acordo com a pureza do material, ficando mais escuras ou mais claras.

Cuidados com peças em ouro

Não existem peças feitas com ouro puro. Para que seja possível moldá-lo, sempre haverá a presença de uma liga metálica. Dessa forma, tome cuidado para não cair nessa falácia. Nunca compre ouro de desconhecidos, pois para atestar a qualidade do material, é preciso de testes laboratoriais ou que a joia venha acompanhada de um certificado de ouro, assegurando a pureza do metal e sua autenticidade.

Também é importante garantir que os outros componentes das joias sejam certificados, como os diamantes, com o certificado GIA.

Joias de ouro amarelo

Além de seus atributos funcionais enquanto matéria prima, ele também é apreciado por sua beleza e brilho que não se perdem ou escurecem, mesmo com o passar dos anos. Seu caráter vistoso é adorado desde os primórdios da humanidade, sendo utilizado como símbolo de poder e status.

Joias em ouro caem em todos os tipos de ocasiões, sendo base para acessórios únicos e especiais. Cada peça em ouro pode ser combinada com pedras preciosas sem medo. A cor amarelada e brilhante não se perde em meio ao brilho dos diamantes, apenas se torna mais forte e mais vistosa. O ouro também se destaca quando usado com esmeraldas, safiras e até mesmo brilhantes.

O ouro é chique, bonito, funcional, além de ser um investimento. Portanto, compre apenas de fornecedores que garantam uma boa procedência do produto. Na Bautz você pode encontrar ouro amarelo da melhor qualidade, com certificados, além de peças com design exclusivo, único e diferenciado. Confira diversos produtos em nosso site!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?