• Home
  • Blog
  • Entenda o que é o banho de ródio e ródio negro para joias
Entenda o que é o banho de ródio e ródio negro para joias

Entenda o que é o banho de ródio e ródio negro para joias

Existem vários tipos de banhos especiais para tratar joias e semijoias e garantir um acabamento diferenciado e luxuoso. Além dos populares banho de ouro e prata, o banho de ródio e banho de ródio negro tem se tornado cada vez mais populares como novas alternativas para criar peças interessantes e que fujam do senso comum. 

Como existem maneiras variadas para que você dê destaque a joalheria, hoje vamos falar de um destes métodos: o banho de ródio e o banho de ródio negro. Continue lendo este texto e confira!

O que é o ródio?

O ródio é um elemento químico que pertence ao grupo da platina, é muito resistente e brilhante, o que o torna muito apreciado entre os joalheiros.

Este elemento químico é responsável por dar brilho e maior durabilidade às joias. É mais comumente usado em peças em ouro branco. Por exemplo, uma liga metálica que é normalmente opaca e amarelada ao ser banhada com ródio ganha intenso brilho e vida.

Além de ser aplicado como revestimentos em ouro branco, ele também apresenta bons resultados quando banha joias em prata, resultando em uma peça extremamente reluzente e bela.

Por essas características, o banho de ródio é considerado uma solução versátil se você busca garantir durabilidade e um acabamento de qualidade.

O que é o ródio negro?

Já o ródio negro tem a mesma composição do ródio comum, porém com o acréscimo do corante negro brilhante, também conhecido como grafite escuro. Esse pigmento é o responsável pela cor escuras das joias, garantindo um lindo brilho negro especial.

O banho de ródio negro vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da moda, justamente por dar às joias escuras um brilho único e refinado. E é por isso que a procura por anéis e brincos com esse tipo de banho vem crescendo cada vez mais.

Como é feito o banho de ródio?

Nós sabemos que a banhagem é uma das etapas importantes para garantir a qualidade de joias e semijoias.

O banho de ródio é feito em uma cuba de vidro contendo um líquido que é uma mistura de água, ácido sulfúrico e sulfato de ródio. No fundo, é colocada uma placa de platina, que vai colaborar com o processo químico para que o ródio seja fixado na joia.

Para que serve o banho de ródio?

Embora o banho não seja eterno — pois é suscetível a sofrer a ação abrasiva dos produtos de limpeza — o ródio garante a proteção de suas joias e semijoias, por exemplo, protegendo-as contra riscos de manchas que podem vir a danificá-las.

A duração da camada protetora do banho de ródio é de 1 a 2 anos, podendo ser renovada sempre que necessário. Além dessa sua função prática, ele também garante muito brilho e permite que sua peça possua um acabamento perfeito e luxuoso.

O ródio negro por sua vez, é uma alternativa que está em alta no mercado de moda. As joias e semijoias com banho de ródio negro são lindas e caíram no gosto das mulheres.

Esse tipo de detalhe, que confere qualidade e durabilidade ao produto, é muito valorizado pelos consumidores do mercado de luxo. Em virtude disso, é essencial que as marcas sejam capazes de oferecer, cada vez mais, produtos com novas técnicas de produção, como é o caso do banho de ródio negro.

Esse aspecto pode representar um diferencial e demonstra para os clientes que sua marca se preocupa em oferecer o que há de mais moderno no mercado. A consequência disso, é trazer para sua marca clientes satisfeitos e fidelizados!

Depois de ler este texto, o que você achou do tratamento com banho de ródio e da nova tendência de joias banhadas em ródio negro? Compartilhe com a gente a sua opinião em um comentário neste post!

  • Catalogo
    e-book GRÁTIS
    Por que confiar a Bautz a produção das suas Jóias?